Rondonópolis | Vigilância Ambiental vai realizar “Pit Stop” no próximo sábado (19) na Praça dos Carreiros durante “Dia de Prevenção”
,

Rondonópolis | Vigilância Ambiental vai realizar “Pit Stop” no próximo sábado (19) na Praça dos Carreiros durante “Dia de Prevenção”

Uma reunião entre técnicos do Departamento de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde, Agentes de Controle de Endemias e veterinários do Departamento de Vigilância Ambiental de Rondonópolis, na manhã desta segunda-feira (14), definiu as ações que serão adotadas no próximo sábado (19), quando será realizado o “Dia de Prevenção da Dengue e Leishmaniose” em Rondonópolis.

Pit Stop está previsto para ter início a partir das 8h, e deve se estender até as 10h30. Os profissionais da saúde, estarão posicionados no cruzamento da Rua Rio Branco com Marechal Rondon, no Centro, em frente a Praça dos Carreiros.

Na verdade, os técnicos e veterinários da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), elaboraram um panfleto informativo com informações e orientações de cuidados e prevenção às citadas endemias que será distribuído à população durante o Pit Stop.

Conforme informações da Gerente do Departamento de Saúde Coletiva, Gil Machado, equipes dAgentes de Controle de Endemias – UVZ, estarão com faixas orientativas com informações sobre a Dengue e Leishmaniose na cidade; além dos panfletos distribuídos com orientações e cuidados a serem adotados pela população para se evitar o contágio e a proliferação das citadas endemias.

Mesmo com a pandemia do Coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde não se descuida, e orienta a população para que também ela não se descuide dos cuidados necessários e se previna para evitar a proliferação e, o consequente aumento da Dengue, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, bem como os perigos à saúde humana em caso de contágio.

Outra preocupação de momento, diz respeito à Leishmaniose visceral canina e, a Leishmaniose tegumentar que são doenças infecciosas, não-contagiosas, que acomete cães e o homem, e provoca úlceras na pele e nas mucosas das vias aéreas superiores. Ambas são zoonoses ou doenças causadas por um parasita chamado de Leishmania.

O parasita viaja em um vetor (mosquito) que transmite ao cachorro através de uma picada do mosquito “flebótomo”, conhecido também como mosquito ‘palha’ que, encontra condições mais favoráveis de reprodução e proliferação no ambiente, nos meses de mais calor como agora.

Fonte | Assessoria

Share this content:

Ver mais: