Deputado Chico Guarnieri solicita informações sobre a segurança em Mato Grosso
,

Deputado Chico Guarnieri solicita informações sobre a segurança em Mato Grosso


Em requerimento encaminhado à Sesp, parlamentar questiona sobre registros de crimes e também policiamento


A segurança pública de Mato Grosso tem passado por muitos investimentos pelo governo estadual, mas ainda assim, a violência é latente no estado. Preocupado com essa questão, o deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) encaminhou à Secretaria de Estado de Segurança Pública os requerimentos de informações sobre a criminalidade no território mato-grossense, em especial, na região do médio-norte estadual.

Nos documentos, o parlamentar solicita os números de registros de ocorrências, de 2020 a 2024, de crimes como: roubo, latrocínio, furto, invasão de propriedades, estupro e feminicídio.

“As informações são necessárias para que possamos avaliar a situação atual da segurança pública nos referidos municípios, identificando eventuais padrões ou necessidades específicas para cada localidade. A análise desses dados será fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas, direcionadas à prevenção e ao combate à criminalidade, além de auxiliar na adequação do efetivo policial de acordo com as demandas de segurança de cada região”, explicou o parlamentar.

Guarnieri aborda também a questão do policiamento nos municípios, questionando sobre o efetivo policial, e sobre o trabalho do patrulhamento rural georreferenciado que é realizado no estado.
O deputado detalhou que a segurança pública, especialmente no contexto rural, tem se tornado uma das grandes preocupações da sociedade mato-grossense, dada a crescente demanda por proteção nas áreas periféricas e no campo, que, muitas vezes, estão distantes das grandes concentrações urbanas e, consequentemente, do atendimento policial imediato. Nesse sentido, o Serviço de Patrulhamento Rural Georreferenciado (Patrulha Rural) tem se mostrado uma estratégia importante para o combate à criminalidade, garantindo mais segurança e tranquilidade aos cidadãos que residem em áreas mais isoladas do Estado. As informações permitirão identificar possíveis lacunas nas políticas públicas de segurança rural.

“Para que possamos analisar a efetividade dessa iniciativa e colaborar na busca por melhorias contínuas, é imprescindível obter informações detalhadas sobre a distribuição e o funcionamento desse serviço em Mato Grosso”, afirmou Guarnieri.

Os requerimentos foram apresentados na sessão desta quarta-feira (05.02), em Cuiabá.

“A situação é preocupante e expõe todos os cidadãos a risco. As crianças, os nossos jovens muitas vezes são levados para o mundo do crime e também têm sido vítimas da violência. Por isso, precisamos entender esse contexto para que possamos agir para proteger a nossa sociedade”, comentou.

Via | Assessoria

Share this content:

Ver mais: