Uma comitiva de Pedra Preta esteve na última quinta-feira (12), em Cuiabá, acompanhando a expedição do “SER Família Mulher-MT Por Elas”. Representaram o município a Prefeita Iraci Souza, a secretária Municipal de Assistência Social, Tatiane Antunes, e o secretário Municipal de Viação e Obras Públicas, Agilmar R. da Silva. O evento foi organizado pelo governo estadual de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (SETASC).
A iniciativa foi idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes, e tem como principal objetivo o fortalecimento das políticas públicas e o combate à violência contra as mulheres em todo o estado.
Lançado no dia 9 de agosto deste ano, o programa SER Família Mulher já está beneficiando cerca de 300 mulheres vítimas de violência doméstica. Cada uma delas recebe o auxílio-moradia de R$ 600, destinado ao pagamento de despesas essenciais como aluguel, água, energia elétrica e gás de cozinha.
De acordo com a prefeita Iraci Souza, SER Família Mulher é uma ferramenta fundamental de inclusão e reintegração social para mulheres em situação de vulnerabilidade. “Esse programa é mais uma ação do Governo do Estado que visa dar suporte àquelas que mais precisam, proporcionando um recomeço digno para mulheres que sofreram violência. A iniciativa é essencial para a proteção e recuperação dessas mulheres e o município de Pedra Preta é um grande parceiro”, afirmou a prefeita.
O benefício do auxílio-moradia é destinado às mulheres que possuem medidas protetivas conforme a Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/06) e que se encontram em situações de vulnerabilidade social. Além do apoio financeiro, o programa também fortalece a rede de enfrentamento à violência, através de parcerias entre diversos setores, como saúde, segurança pública, sistema judiciário e educação.
O evento foi realizado no Centro de Eventos do Pantanal, no auditório Pássaros, em Cuiabá, e contou com a assinatura do Termo de Compromisso junto ao Programa SER Família Mulher, reafirmando o compromisso dos municípios em implementar políticas públicas que garantam segurança e dignidade para as mulheres mato-grossenses.
Via | Assessoria
Share this content: