Está estressado? Saiba como isso pode afetar as sua articulações
,

Está estressado? Saiba como isso pode afetar as sua articulações

O estresse pode contribuir para a aumentar a inflamação articular e, consequentemente, as dores, explica o neuro-ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho

O estresse é um dos maiores problemas da sociedade atualmente, alcançando níveis cada vez maiores.

De acordo com o relatório “World Mental Health Day 2024”, realizado pelo Instituto Ipsos, o Brasil é o 4º país mais estressado do mundo com 62% dos entrevistados sentindo os impactos do estresse na sua vida.

O estresse crônico pode gerar vários problemas na saúde integral como dores de cabeça, fadiga, ansiedade, entre outros. Mas pouco se fala sobre um grave efeito do estresse, as dores articulares.

O efeito do estresse nas dores articulares

De acordo com o neuro-ortopedista e especialista no tratamento de dor, Dr. Luiz Fеlipе Carvalho, casos de estresse excessivo podem aumentar a percepção da dor no paciente.

“A dor não é só física, ela também envolve o lado mental e emocional e existem vários fatores que podem contribuir para aumentar a sua percepção sobre ela. O estresse, por exemplo, pode fazer a dor parecer ainda pior”.

“Quando você está estressado o corpo libera hormônios que nos deixam mais sensíveis para respostas à dor e aumentam a tensão muscular, o que também ajuda a piorar dores articulares. Por isso, tanto o corpo quanto a mente influenciam o quanto sentimos dor”, explica Dr. Luiz Felipe Carvalho.

image.png

Foto: Reprodução/FreePik

Como reduzir a percepção da dor?

1. Pratique a respiração profunda: Ajuda a relaxar o corpo e diminuir a tensão muscular;

2. Movimente-se: Exercícios leves liberam endorfina, o “analgésico natural” do corpo;

3. Mantenha-se distraído: Focar em atividades prazerosas reduz a atenção na dor;

4. Durma bem: O sono de qualidade ajuda a diminuir a sensibilidade à dor;

5. Gerencie o estresse: Técnicas de relaxamento, como meditação, ajudam a reduzir a percepção da dor.


Sobre o Dr. Luiz Felipe Carvalho

O Gaúcho é Diretor do Departamento de Tratamento com Uso de Células Tronco do CPAH – Centro de Pesquisa e Análise Heráclito – possui um profundo conhecimento sobre os modernos procedimentos cirúrgicos da coluna vertebral e também trabalha com técnicas minimamente invasivas. É diplomado pela Academia Americana de Medicina Regenerativa (AABRM), e pelo grupo Latino Americano ORTHOREGEN. Atualmente está estruturando o serviço de Medicina Regenerativa na Cidade de São Paulo para tratamentos de Artrose e de dores crônicas osteomusculares.

Dr. Luiz Felipe Carvalho é ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa e neurociências. Já tratou grandes atletas como o jogador de futebol Rodrigo Dourado e o Ferreirinha do Grêmio. Além do tenista Argentino naturalizado Uruguaio Pablo Cuevas que faz tratamento com célula tronco desde 2017 melhorando muito sua performance avançando no ranking desde então.

Share this content:

Ver mais: