As emoções podem ajudar ou prejudicar a sua vida profissional, afirma a terapeuta e especialista em comportamento empresarial, Simone Resende
O equilíbrio emocional é a capacidade de lidar com os desafios da vida de forma tranquila e consciente, mantendo as emoções sob controle sem ignorá-las. Mas essa capacidade engloba uma gama de habilidades como reconhecer, compreender e gerenciar sentimentos.
Engana-se quem pensa que o equilíbrio emocional só ajuda na vida pessoal, muito pelo contrário! Ajuda também com um enorme impacto na vida profissional, como explica a terapeuta, empresária e especialista em comportamento empresarial, Simone Resende.
“Saber controlar suas emoções é fundamental na vida profissional, pois ajuda a lidar melhor com pressões, desafios e até mesmo frustrações do dia a dia, além de cada vez mais aprendermos com esses sentimentos.”
“Quando mantemos nosso emocional sob controle conseguimos tomar decisões mais claras e assertivas, resolver problemas com calma e manter boas relações no trabalho”, explica.
Os benefícios do controle emocional no trabalho
– Melhor tomada de decisões sob pressão;
– Comunicação mais eficiente e assertiva;
– Redução de conflitos e melhoria nas relações interpessoais;
– Aumento da produtividade e foco nas tarefas;
– Maior resiliência frente a desafios e mudanças.
Como alcançar o controle emocional?
Ainda segundo Simone Resende, desenvolver o controle emocional não é uma tarefa fácil, mas é possível com alguns cuidados.
“Desenvolver o controle emocional não é fácil, mas é algo que dá para conquistar com paciência, treino e prática. Comece se conhecendo melhor para entender o que te deixa irritado ou ansioso, respire fundo e dê uma pausa antes de reagir a algo”.
“Atividades como meditação, prática de respiração e outras ferramentas de desenvolvimento emocional ajudam a acalmar a mente. Outro ponto muito importante é saber seus limites para evitar sobrecarga, todos temos limites e conhecê-los é o primeiro passo”, explica.
“Porém, quanto ao seu limite, jamais se deixe medir pela regra dos outros. Cada pessoa tem o seu potencial e o seu limite. E deixar que a régua do outro passe a ser a sua já demonstra uma fragilidade emocional”, acrescenta.
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Sobre Simone Resende
Empresária, terapeuta e especialista em comportamento empresarial, formada em Ciências Econômicas e Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília- UNICEUB, Mastercoach pela Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico (FEBRACIS), Pratictioner em Programação Neurolinguística (PNL) e Treinadora Comportamental pelo Instituto Lyouman. Realiza o projeto “Mulheres Líderes de Si” há 3 anos, onde ajuda mulheres de todo o país no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Criadora do Método ICE (Inteligência Emocional, Comportementos e Estratégias para o Sucesso).
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