Palestra destaca criatividade e protagonismo do aluno em sala de aula
,

Palestra destaca criatividade e protagonismo do aluno em sala de aula

Gratuita e on-line, apresentação ressalta a metodologia Criando Juntos, do programa De Criança Para Criança, como ferramenta na educação 

A criatividade na sala de aula e a participação dos estudantes nos processos criativos serão alguns dos pontos abordados na palestra on-line “De Criança para Criança: criatividade em ação”, ministrada por Vitor Azambuja, um dos criadores do programa De Criança Para Criança (DCPC), no dia 17 de outubro, quinta-feira, às 11h30, dentro do Congresso Internacional Movimentos Docentes (CMD) – Pacto pela Formação e Valorização Docente, que acontece de 15 a 18 de outubro. Para participar, é necessário se inscrever gratuitamente.

Organizado pela Rede Internacional Movimentos Docentes, que se originou no grupo de estudos e pesquisas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e hoje alcança 65 mil professores de todos os estados brasileiros e de outros países, contabilizando meio milhão de participações diretas e 1,5 milhão indiretas, o CMD reúne educadores, pesquisadores, líderes educacionais e estudantes, incluindo doutores e mestres, de diversas partes do Brasil e do exterior, com o objetivo de compartilhar ideias, estratégias e experiências que fortaleçam a educação. Com mais de 30 atividades programadas, o evento contará também com a presença de renomados especialistas, como Edgar Morin, João Ramalho, Monja Coen, entre outros.

Vitor explica que a metodologia Criando Juntos, do programa DCPC, foi escolhida como tema da palestra por seu foco em tornar o aluno protagonista dentro da sala de aula, permitindo que ele crie seu próprio conteúdo, uma vez que histórias, desenhos e narrações elaborados pelos estudantes ganham vida em forma de animações no Studio DCPC. “A criatividade é muito valorizada hoje em dia, e precisamos destacar metodologias que a coloquem como princípio ativo e abordagem principal”, comenta. Ele ressalta que a palestra será uma grande oportunidade para apresentar essa metodologia a um público amplo. “Além disso, abordaremos os processos criativos que ocorrem na sala de aula, exibiremos algumas animações e vamos evidenciar a premiação de 700 alunos de escolas de Indaiatuba, cujas histórias se destacaram”, completa.

Ele destaca que essa metodologia, já implantada em escolas de países como Finlândia, Espanha, Alemanha, Dinamarca e Ucrânia, promove também mudanças sociais significativas. “As atividades realizadas na sala de aula não se limitam a esse espaço, elas ganham vida em vídeos que podem ser perpetuados e compartilhados com outros professores. Vamos mostrar como os educadores podem utilizar essa ferramenta, permitindo que todos tenham acesso a conteúdos relevantes”, conclui Vitor.

Palestra on-line “De Criança para Criança: criatividade em ação”

Com Vitor Azambuja, um dos criadores do programa De Criança Para Criança

17 de outubro, quinta-feira, às 11h30

Inscrições gratuitas pelo link do CMD

Sobre Vitor Azambuja

Vitor Azambuja é brasileiro, nascido no Rio de Janeiro. Especialista em criação, é diretor de arte e artista plástico. Formado em publicidade e piano clássico, trabalhou em diversas agências de propaganda, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, criando filmes e anúncios para grandes anunciantes. Foi premiado em festivais de propaganda, tais como Figueira da Foz, Colunistas, Clube de criação de São Paulo, Art Directors em Londres e New York Festival. Realizou exposições de pinturas em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova Iorque, Miami e Paris. Um dos criadores do programa De Criança Para Criança, Vitor é o diretor criativo da empresa. Seu propósito é fazer com que as crianças do mundo inteiro aprendam desenvolvendo a sua criatividade. 

Sobre o De Criança Para Criança

O programa De Criança Para Criança oferece um leque de metodologias de educação híbrida para escolas de todo o mundo. Do futuro para a escola, a proposta da Startup é oferecer às crianças a oportunidade de serem protagonistas, colocando-as no centro da aprendizagem. Através de uma metodologia chamada “Criando Juntos”, os professores são orientados a serem mediadores, fazendo com que os próprios alunos desenvolvam conhecimento sobre temáticas diversas. A partir de discussões, constroem coletivamente histórias, fazem desenhos e gravam locuções relativas às narrativas criadas, que, enviadas através de uma plataforma colaborativa, serão transformados em desenhos animados feitos pelo De Criança Para Criança, expandindo os horizontes educacionais.

Share this content:

Ver mais: