Objetivo é desenvolver competências como inovação, organização e planejamento, que são fundamentais para a formação no contexto atual
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) firmaram parceria para promover a inovação no ensino, com o objetivo de capacitar professores do ensino fundamental. A iniciativa é parte de um esforço contínuo para promover o empreendedorismo nas escolas da Rede Estadual de Ensino, preparando os educadores com a metodologia ‘Jovens Empreendedores Primeiros Passos’ (JEPP).
O gestor estadual de Educação Empreendedora do Sebrae/MT, Felipe Tavares, explica que a formação do JEPP é uma das principais metodologias de atuação no ensino fundamental. Atualmente, esta ação em parceria com a Seduc é desenvolvida na Baixada Cuiabana e, nos próximos anos, deve ser expandida para as escolas do interior do estado.
“A metodologia está abrindo portas e estamos trabalhando com o sexto ano sobre soluções sustentáveis, que foi um tema escolhido pela Seduc para iniciar a atuação do JEPP. O nosso objetivo é aumentar a proporção de atendimento dos alunos, começando do sexto ano, indo para o sétimo, oitavo e nono nos próximos anos”, ressalta.
A primeira edição da capacitação foi realizada nos dias 09 e 10 de setembro, com foco na implementação da Educação Empreendedora em sala de aula. Os docentes foram orientados a desenvolver competências essenciais, como inovação, organização e planejamento, que são fundamentais para a formação dos alunos no contexto atual. Durante o treinamento, foram explorados os fundamentos pedagógicos do JEPP e a correlação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Os professores também abordaram o conceito de “Empreendedorismo Sustentável” para integrar a mentalidade empreendedora com práticas de responsabilidade socioambiental. Reflexões sobre “Consciência Ambiental” foram essenciais para que os educadores considerassem seu impacto pessoal e o potencial para promover melhorias sociais e ambientais em suas comunidades escolares.
A formação também incluiu a proposição de “Projeto de Ecossustentabilidade” para incentivar a criação de ideias inovadoras e sustentáveis nas escolas. “Os educadores aprenderam sobre robótica empreendedora e tecnologias digitais, que oferecem aos alunos a oportunidade de uma aprendizagem prática e engajadora, vinculada às demandas contemporâneas”, explica Flavia Emanuelle de Souza Soares, secretária adjunta de gestão de Pessoas da Seduc.
Segundo ela, essa iniciativa reafirma o compromisso a longo prazo da Seduc e do Sebrae/MT com a formação continuada dos professores, como destacado no plano EducAção 10 Anos. “Ao investir na capacitação docente, a parceria visa não apenas melhorar os índices de aprendizagem, mas também fomentar uma cultura empreendedora desde os primeiros anos da educação fundamental, contribuindo assim para o desenvolvimento integral dos estudantes”, afirma..
Por meio da metodologia JEPP, os educadores são capacitados a atuar como mediadores do conhecimento ao engajar os estudantes em experiências significativas que conectam teoria e prática. Essa abordagem inovadora é essencial para preparar os alunos para os desafios do futuro, promovendo um ambiente educacional que valoriza a criação de soluções sustentáveis e o pensamento crítico desde cedo.
_______
Via | Assessoria
Share this content: