De acordo com a concessionária de energia, 16 postes caíram. Uma aeronave que vinha de Cuiabá e ia pousar em Sorriso teve que voltar por conta do tempo.
Após um temporal na noite dessa segunda-feira (26), 21 postes de energia ficaram danificados e os fios de alta tensão caíram na MT-242, entre Sorriso e Ipiranga do Norte, a 420 e 455 km de Cuiabá, respectivamente. Do total de postes atingidos, 16 caíram.
Um vídeo mostra os estragos causados pela chuva. Nas imagens, é possível ver vários postes caídos próximo a rodovia entre os km 26 e 31.
A concessionária de energia informou por meio de nota que as cidades mais afetadas foram Sorriso e Tapurah (MT). Segundo a Energisa, a maior parte dos clientes já tiveram a energia restabelecida e as equipes continuam trabalhando.
A chuva com ventos fortes, raios e trovoadas também impediu o pouso de uma aeronave que veio de Cuiabá. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorriso, Cláudio Oliveira, o avisão deveria ter pousado às 22h30 no município.
“Por causa do tempo, a aeronave tentou três vezes, mas não conseguiu pousar e voltou para Cuiabá. Algumas pessoas que estavam aguardando o voo foram de ónibus, outras foram remanejadas para Sinop. Outro voo que sairia de Sorriso às 23h20 foi cancelado”, disse.
De acordo com a Energisa, o município de Tapurah também foi afetado — Foto: Reprodução
Alerta
A concessionária reforça algumas dicas para dias chuvosos:
- Não ligar equipamentos elétricos em tomadas instaladas em paredes úmidas;
- Não fazer manutenções durante a chuva, principalmente em telhados, correndo o risco de ser atingido por raios.
- Os equipamentos elétricos ligados à tomada também não devem ser manuseados em momentos de chuva, pois há chance de choque elétrico;
- Sempre desligar o disjuntor em casos de alagamento, curto-circuito ou princípio de incêndio dentro de casa;
- Evitar ficar perto de campos de futebol, piscinas, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros e locais elevados.
- Não encostar em grades e objetos metálicos, não se abrigar em lugares abertos, próximo de postes ou embaixo da fiação elétrica. Esses locais se tornam perigosos por causa do risco de descargas elétricas naturais;
- Em casos de objetos serem arremessados na rede elétrica por conta de ventos, a orientação é não aproximar e não tentar afastar a fiação.
Via | G1 Fotos | Reprodução
Share this content: