Dando sequência ao trabalho de fiscalização realizado pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região (Crefito9), foram visitadas recentemente algumas unidades de saúde da cidade de Sinop. Uma delas foi o Pronto Atendimento Drª Anete Maria Mota Maria, a qual é administrada pelo Instituto de Gestão de Políticas Públicas (IGPP).
Nesta unidade consta atualmente uma equipe terceirizada de 07 Fisioterapeutas que atendem no local em período de 12h.
De acordo com a fiscal Anaira Righi Peixoto do Departamento de Fiscalização do Crefito9, a UPA conta com um total de 59 leitos, sendo 46 leitos novos, que além de atender urgências e emergências muitos pacientes permanecem no local internados aguardando regulação.
“O objetivo deste trabalho de fiscalização além de garantir o direito do cidadão de ser atendido por profissional capacitado e registrado, busca também orientar e tirar dúvidas dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que atuam nos locais visitados”, afirmou a fiscal.
Outro local fiscalizado foi o Hospital e Maternidade Dois Pinheiros. O intuito foi de verificar como se encontra o funcionamento da unidade em relação ao serviço de fisioterapia, incluindo a UTI, ambulatórios e emergência.
“Nesta unidade hospitalar constam 31 leitos no geral e 06 leitos na UTI adulta e 01 isolamento até o momento, a equipe de 04 Fisioterapeutas fica responsável pela unidade em geral”, disse Anaira, complementando que, “O Crefito 9 zela pela qualidade no serviço de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com intuito de proteger o paciente, por isso fiscaliza o exercício profissional como um todo”.
Conforme a presidente do Crefito9, Dra Ingridh Farina, a partir das fiscalizações realizadas, o Crefito9 pretende buscar parcerias com as entidades visando capacitação na área de urgência e emergência, contribuindo desta forma com a qualidade da assistência nesses serviços.
Via | Assessoria Foto | Assessoria
Share this content: