Tecnologia na pecuária: drones e manejo de pastagem são destaques na Gira Técnica Internacional
,

Tecnologia na pecuária: drones e manejo de pastagem são destaques na Gira Técnica Internacional

O evento acontece esta semana em Rondonópolis e região, com programação organizada pela SGM Seeds, subsidiária do Grupo Raça Agro

Mato Grosso recebeu, na última semana, um dos momentos mais esperados da Gira Técnica Internacional. O evento realizado na Fazenda Santa Maria do Jurigue, na zona rural de Pedra Preta (município a 245 km de Cuiabá), foi marcado por demonstrações tecnológicas, debates sobre intensificação de pastagens e a aplicação de drones na pulverização e semeadura.  

O Gira Técnica, que é organizado pela SGM Seeds, empresa integrante do Grupo Raça Agro (GRA), reúne especialistas, produtores rurais e empresas do setor agropecuário do Brasil e da América Latina. Para João Antônio Fagundes, CEO do GRA, a ação superou todas as expectativas e proporcionou troca de experiências entre produtores dos mais diferentes países.  

“A primeira Gira Técnica que realizamos em Pedra Preta foi excelente. Tivemos a oportunidade de receber parceiros do México, da Colômbia, da Costa Rica e do Panamá, que vieram conhecer de perto como a pecuária tem se intensificado no Brasil, especialmente no Cerrado e na região central do país”, afirmou João Antônio Fagundes.  

Além da troca de conhecimentos sobre manejo e controle de pastagens, a aplicação de drones agrícolas despertou grande interesse entre os visitantes. A demonstração prática apresentou equipamentos que realizam pulverizações de líquidos e sólidos de forma autônoma, trazendo mais eficiência e sustentabilidade ao setor.  

Rodolfo Stanke, gerente de Novos Negócios da Fotus Distribuidora Agro, explicou como os drones agrícolas têm revolucionado o mercado. “O drone não é só gerador de economia, mas também de receita. O prestador de serviço de pulverização recebe por hectare trabalhado e, quanto mais ele operar, mais ele fatura. Já para o produtor rural, o benefício está na redução de custos, pois ele deixa de contratar terceiros para a pulverização, além de contar com a precisão e eficiência do equipamento”, esclareceu Rodolfo.  

Ele ainda informou que os drones apresentados no evento possuem um tanque dispersor de sólidos, permitindo a semeadura de pastagens e a aplicação de fertilizantes como ureia e NPK. Outro ponto de destaque é a sustentabilidade, já que o uso desses equipamentos reduz o consumo de água e minimiza o contato dos aplicadores com defensivos agrícolas.  

O intercâmbio de conhecimento sobre inovações no agro também foi enfatizado por Raúl Rojas, diretor técnico de Forragem e Pastagens da Saenz Fety, que veio da Colômbia para participar da Gira Técnica.  

“Para nós, colombianos, esse tipo de troca é muito importante. O Brasil é um país altamente desenvolvido no setor, e oportunidades como essa nos permitem levar novas tecnologias, como drones e sementes melhoradas, para a nossa realidade”, afirmou Raúl.  

A Gira Técnica Internacional segue até o dia 28 de março, com uma programação intensa que inclui visitas técnicas e discussões sobre o futuro da pecuária e da agricultura. A iniciativa reafirma o protagonismo do Brasil no desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor agropecuário, fortalecendo parcerias e expandindo o uso da tecnologia no campo.

Via | Assessoria

Share this content:

Ver mais: