As entregas foram realizadas em comunidades pertencentes aos municípios de Novo Progresso e Trairão
A Via Brasil BR-163, empresa do grupo Conasa Infraestrutura, entregou, no mês de março, 200 filtros ConÁgua, o filtro solidário da Conasa. A entrega, em alusão ao Dia Mundial da Água, beneficiou moradores no Pará ao longo do trecho sob concessão da Via Brasil BR-163.
As entregas foram realizadas em 13 comunidades pertencentes aos municípios paraenses de Novo Progresso e Trairão, escolhidos pela falta de acesso à água tratada. Com os filtros, as famílias passam a ter acesso à água potável para consumo.
“Eu não fazia ideia que uma iniciativa que pode parecer tão simples poderia trazer uma qualidade de vida tão grande para as famílias, porque existe uma infinidade de doenças que podem ser transmitidas pela água”, comenta Janaina Noronha, Analista de Meio Ambiente da Via Brasil BR-163.
“Isso é muito importante, isso é qualidade de vida para a população que com certeza vai fazer um bom uso dessa doação, que veio em hora boa para que possam através da água ter uma qualidade melhor de vida. Só temos a agradecer a Via Brasil BR-163 que lembrou e veio atender a esse anseio da população aqui no município de Trairão”, destaca Itamar Dias, Presidente da Associação de Moradores do Bairro do Palhal em Trairão.
Os filtros foram entregues pela equipe de Meio Ambiente da Via Brasil BR-163 e pela responsável da área de Responsabilidade Social da Conasa, Mariana Lobo, sendo também uma oportunidade de aproximação da empresa com as comunidades locais.
“É tocante pra gente poder levar essa qualidade para esse público, poder estreitar esse laço da concessionária com a comunidade e ver a felicidade deles que acabou se tornando a nossa felicidade também”, compartilha Poliana Moura, Analista de Meio Ambiente da Via Brasil BR-163.
Balanço das Entregas
Local | Quantidade de filtros | Comunidades |
Novo Progresso (PA) | 50 | Nova Veneza e Riozinho das Arraias |
Trairão (PA) | 150 | Pimental, Balanção, Areia, Distrito Bela Vista do Caracol, Palhal, Tucunaré, Planalto, Jamanxim, Aruri, Três Bueiros e Santa Luzia. |
Total | 200 |
ConÁgua, o filtro solidário da Conasa
Produzido com dois baldes atóxicos, torneira e vela de filtro tradicional, o ConÁgua é um filtro de fácil reprodução e manutenção, conheça a história de sua criação.
Na edição de 2021 do Sertões, maior Rally das Américas, disputada no Nordeste brasileiro, o piloto da equipe Braço Curto e diretor-presidente da Conasa, Mario Marcondes, enfrentou problemas mecânicos e teve que aguardar em uma região pouco habitada, no calor intenso do interior do Piauí.
Um menino de moto apareceu e começou a conversar com a equipe. Depois de perguntar sobre o veículo e a situação em que estavam, o jovem convidou a equipe para ir à sua casa. “Chegando lá, pedi um copo de água. Ele trouxe uma água amarelada, fiquei olhando aquela água que não era potável, mas acabei tomando para não fazer desfeita”, recorda Marcondes.
Na ocasião, o piloto perguntou sobre como tinham acesso aquela água e descobriu que um caminhão-pipa entregava o recurso a cada quinze dias. Voltando para a Conasa, Mario contou a história a equipe, que pensou em uma solução simples e acessível para a falta de acesso a água potável: um filtro que pudesse ser montado com materiais baratos e de fácil replicabilidade.
Produzido com dois baldes atóxicos, torneira e vela de filtro tradicional, surgiu, então, o ConÁgua, filtro solidário da Conasa. Nos anos seguintes, em parceria com o Instituto Sertões, a Conasa já entregou mais de 550 filtros ConÁgua para famílias das regiões em que a competição passou. Até 2030, a Conasa tem como meta beneficiar 3.000 famílias em locais sem acesso à água tratada e de vulnerabilidade social com o filtro ConÁgua.
Via | Assessoria
Share this content: