Empresário Wagner Figueiredo, debateu sobre a ética e integridade nos processos de aquisição do setor público
Ouvidoria Day, evento promovido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) nos dias 20 e 21/03, contou com palestras sobre desafios das ouvidorias, aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), gerenciamento do planejamento estratégico e compliance nas compras governamentais.
Um dos destaques do evento foi a participação do empresário e administrador Wagner Roberto Figueiredo, convidado para abordar boas práticas de ética e conduta nas aquisições do setor público. Representando a Ausec, empresa referência em tecnologias de segurança eletrônica e automação predial, Figueiredo compartilhou sua experiência e visão sobre a importância da transparência nas relações entre mercado e poder público.
“A nossa empresa foi pioneira na área de tecnologia ao implantar, em 2005, um programa de compliance que aborda vários temas, entre eles, um código de conduta que rege as nossas relações com o mercado, seja ele público ou privado. Ele norteia as nossas ações”, explicou Figueiredo.
Durante a palestra, o empresário convidou os servidores a refletirem sobre os desafios da ética nas compras governamentais e o papel do controle interno nesse processo. “Os servidores estão devidamente capacitados para conduzir os processos de compra de forma ética? Será que sabem exatamente o que podem ou não solicitar? Muitas vezes, presumimos esse conhecimento, mas sem uma política contínua de orientação e monitoramento, criam-se lacunas que comprometem a integridade das aquisições públicas”, destacou.
Figueiredo também chamou a atenção para a necessidade de uma estrutura dentro dos órgãos públicos que funcione como um “farol” da conduta ética, garantindo que os padrões de compliance sejam respeitados.
“O controle interno pode desempenhar um papel fundamental não apenas apontando falhas, mas promovendo um trabalho constante de educação e conscientização. Se houver um processo contínuo de capacitação, a qualidade das compras e das entregas à sociedade será elevada, e mais empresas qualificadas e comprometidas com a ética poderão participar das licitações, reduzindo a atual incompatibilidade entre programas de compliance privados e as exigências do setor público”, acrescentou.
O Ouvidoria Day reuniu servidores de ouvidorias e controles internos de órgãos públicos de Mato Grosso, promovendo debates sobre integridade, fiscalização e combate à corrupção na administração pública. O evento teve como temática central “O Papel da Ouvidoria e a atuação do Controle Interno em benefício do controle social”, e contou com especialistas discutindo desafios das ouvidorias, aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e gerenciamento do planejamento estratégico.
Além das palestras, o encontro também debateu a criação da Rede Mato-grossense de Ouvidorias (Remouv), iniciativa voltada ao fortalecimento da transparência e do controle social no estado.
Via | Assessoria Foto: Thiago Bergamasco
Share this content: