A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMAS), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI), lançou a Campanha Coração de Leão, com o objetivo de mobilizar os cidadãos e empresários cacerenses a destinarem parte do Imposto de Renda devido para os fundos municipais, promovendo a garantia dos direitos das crianças, adolescentes e idosos no município.
A prefeita Eliene Liberato Dias destaca que em 2025 a campanha busca envolver a população local na construção de uma cidade mais justa, destinando até 6% do imposto de renda devido para os fundos municipais. “Ao destinar 3% para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e outros 3% para o Fundo Municipal de Defesa do Direito da Pessoa Idosa, os cidadãos de Cáceres estarão contribuindo diretamente para o financiamento de projetos sociais essenciais, que promovem e protegem os direitos de crianças, adolescentes e idosos”, afirmou a gestora.
A secretária Leliane Barros, responsável pela SMAS, reforça que essa ação não gera custos adicionais para os contribuintes. “O processo é simples e pode ser feito com o auxílio do contador, sem qualquer impacto financeiro extra para o contribuinte. É um gesto de cidadania efetiva, que realmente faz a diferença na vida de quem mais precisa”, explicou Leliane.
A campanha tem como foco garantir o acesso a serviços essenciais para o bem-estar e desenvolvimento de crianças, adolescentes e idosos de Cáceres, e, para isso, é fundamental o apoio de todos. A secretária conclui: “A campanha Coração de Leão é uma grande oportunidade para todos os cidadãos de Cáceres fazerem a diferença na vida de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Junte-se a nós nesta importante iniciativa!”
Como funciona a destinação?
Desde o dia 17 de março, a Receita Federal do Brasil iniciou o período de entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) 2025, que pode ser realizada até o dia 31 de maio. Ao declarar, os cidadãos podem destinar até 3% do imposto devido para cada um dos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa. Essa destinação não gera nenhum custo adicional e pode ser feita diretamente no programa da Receita Federal.
Vantagens da destinação:
– Não gera custo adicional para o contribuinte.
– O valor é abatido diretamente do imposto a pagar ou somado à restituição.
– Contribui diretamente para ações e programas que garantem a proteção de quem mais precisa.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Renata Machado, observa que a
campanha é uma oportunidade única de exercer sua cidadania e fortalecer as políticas públicas que impactam a vida de muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Já a Gestora do FMDCA, Simone Danciguer, ressalta que ao destinar parte do seu imposto, você pode transformar a sua contribuição em um gesto de solidariedade e transformar vidas.
Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Cáceres e faça a diferença na vida das crianças, adolescentes e idosos da nossa cidade!

Via | Assessoria
Share this content: