Homenagem desenvolvida em parceria com a agência iD\TBWA marca o encerramento da 1ª fase do projeto ‘O Legado do S’
A Audi do Brasil anuncia mais uma etapa do projeto ‘O Legado do S’ com a revelação da terceira curva do ‘S’ do Senna, fora do autódromo de Interlagos, localizada em Baependi (MG). A data também marca o aniversário de 65 anos de nascimento de Ayrton Senna. Mais do que um tributo ao tricampeão mundial de Fórmula 1, as três curvas encontradas simbolizam seus três títulos mundiais e também as três décadas da Audi no Brasil, consolidando essa conexão histórica entre a marca e o legado do piloto.
O trecho revelado em Baependi, localizado na Rua Felix dos Santos, no Bairro Lavrinha, apresenta 82,62% de similaridade com a curva original de Interlagos. A cidade mineira se junta a Urubici (SC) e Ribeirão Pires (SP) como pontos oficiais que eternizam a memória de Senna, cada um devidamente sinalizado com uma placa em sua homenagem.
Além da sinalização física das curvas, ‘O Legado do S’ também se desdobrou em um mini-documentário produzido em parceria com a Warner Bros. Discovery e a Sweet Filmes. A produção explorou a história por trás da lendária curva e trouxe depoimentos de grandes nomes ligados ao piloto, como Reginaldo Leme, Christian Fittipaldi e Leonardo Senna. Assista aqui.
A iniciativa, que percorreu o Brasil mapeando e sinalizando curvas semelhantes ao icônico ‘S do Senna’ de Interlagos, segue nos próximos meses. Fãs da marca e do Senna podem indicar novas curvas Brasil afora. “Ayrton Senna trouxe a Audi ao Brasil há mais de 30 anos. Dar continuidade a este legado em uma data tão especial para nós é somente uma singela homenagem que gostaríamos de deixar para o ‘eterno chefe’”, afirma Gerold Pillekamp, Head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil.
A marca usará a mesma tecnologia desenvolvida pelo estúdio de inovação digital Bolha para medir a similaridade com o traçado original. Caso a curva encontrada supere 80% de compatibilidade, ela será oficializada no mapa, e a pessoa que a descobriu terá seu nome eternizado como “a dona da curva” na iniciativa.
Como participar da busca pelo próximo ‘S do Senna’
Para saber como enviar sugestões de curvas e fazer parte dessa homenagem histórica, basta acompanhar as redes sociais da Audi do Brasil. Em breve, as regras da segunda fase do projeto serão divulgadas, dando início a uma nova etapa de descobertas.
“Com essa nova fase, o ‘S do Senna’ segue acelerando e conectando fãs de todo o Brasil ao legado do piloto. Porque algumas histórias não pertencem ao passado. Elas merecem continuar sendo escritas”, conclui Sthefan Ko, Diretor Executivo de Criação da iD\TBWA, agência idealizadora da campanha.
Audi do Brasil
A Audi celebra 31 anos no Brasil em 2025, uma trajetória repleta de desafios, superações e conquistas. A primeira aparição no país ocorreu em 1992, no Salão do Automóvel de São Paulo, com o sedã Audi 100. No ano seguinte, o eterno ídolo Ayrton Senna se tornou o representante oficial da marca em solo nacional, com a Senna Import.
Em 1994, os cobiçados veículos da montadora começaram a ser comercializados oficialmente por aqui e logo ganharam as ruas do país, com tecnologias inéditas e dinâmica de condução sem precedentes. Atualmente, a marca das quatro argolas se consolida como uma das mais desejadas do país, com sede administrativa na cidade de São Paulo (SP), terminal logístico em Vinhedo (SP) e fábrica de veículos em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), onde são atualmente produzidos os modelos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback.
A Audi do Brasil tem uma estratégia integrada de negócios e sustentabilidade, com projetos que incorporam compromissos ambientais e sociais nos temas de eletrificação, redução das emissões de carbono, diversidade, inclusão, cultura e educação. É uma das pioneiras na agenda ESG ao incentivar a eletromobilidade e já investiu quase R$ 90 milhões em infraestrutura de recarga no território brasileiro, oferecendo carregadores elétricos em mais de 40 concessionárias e em diversos outros pontos. É um compromisso mundial da companhia de atuar para moldar a mobilidade sustentável do futuro e gerar impacto positivo à sociedade e ao meio ambiente.
Marca Senna
A marca Senna incorpora e perpetua a essência e o legado de Ayrton Senna, inspirando pessoas de todas as gerações ao redor do mundo a encontrarem sua verdadeira vocação e se tornarem a melhor versão de si mesmas. Por meio de parcerias globais, a marca Senna carrega os valores essenciais de Ayrton, como paixão por alto desempenho, determinação, ousadia e superação de limites. Lançada pelo piloto, atualmente, a marca é gerenciada pela Senna Brands, que integra o grupo criado pela família Senna e se dedica a perpetuar o legado do tricampeão. Para mais informações, acesse o site.
Sobre a iD\TBWA
Há 17 anos no mercado brasileiro, a iD\TBWA é uma agência que combina dados, criatividade e inovação para desenvolver soluções que aceleram o crescimento de marcas e negócios. Pertencente ao grupo Omnicom, parte da rede TBWA, a agência entrega não apenas campanhas, mas experiências de marca data-driven ao longo de toda a jornada do consumidor. Com núcleos especializados, como a iDx, laboratório de inovação e design de experiência; e a Indie, sua produtora digital, a empresa atende os maiores players do mercado como Allianz, Audi, Banco BV, Claro Brasil, CPFL, Novo Nordisk, Embratel, Grupo Zanchetta, Philips e Walita.
Share this content: