Estudo da Wake Creators revela preferências do público, artistas mais lembrados e oportunidades para marcas
Os festivais de música têm se consolidado como espaços de conexão cultural e oportunidades para marcas engajarem audiências apaixonadas. Pensando nisso, a Wake Creators, empresa líder em marketing de influência baseado em dados, realizou uma pesquisa para mapear hábitos, preferências e comportamentos do público que frequenta esses eventos no Brasil, revelando insights valiosos para o mercado.
Festivais mais frequentados e desejados
Quando se trata de presença, o Rock in Rio lidera como o festival mais frequentado, com 56% de participação, seguido pelo Lollapalooza, com 51%. O estreante The Town também se destacou, registrando 33% de adesão. Outros eventos populares incluem Rodeios/Festa do Peão (25%), Só Track Boa (23%) e Primavera Sound (14%).
Já quando o assunto é festivais mais desejados para 2025, o Lollapalooza é o mais aguardado, citado por 86% dos respondentes, seguido pelo The Town (69%) e Tomorrowland (39%). Outros eventos como Rock The Mountain (25%) e Primavera Sound (23%) também figuram entre os mais interessantes para o público.
Marcas mais lembradas
A Coca-Cola é a marca mais associada a shows e festivais de música, com 23% das menções, seguida por Heineken (12%) e o próprio Rock in Rio (8%). Essas empresas se destacam pela presença estratégica nos eventos já há alguns anos. Outras como Budweiser (6%), Lollapalooza (4%) e Spotify (4%) também figuram no ranking, reforçando a importância de iniciativas que unam música e branding.
Os festivais também são ambientes de consumo estratégico, com roupas (69%), bebidas alcoólicas (34%) e alimentação (31%) entre as categorias mais adquiridas.
Marketing de influência
Segundo o estudo, a maioria dos influenciadores (70%) estaria disposto a participar de campanhas e criar conteúdos em parceria com marcas durante shows e festivais, desde que recebessem cachê e ingressos como contrapartida. Outros 26% aceitariam apenas ingressos, enquanto 4% participariam somente mediante cachê.
*A pesquisa sobre reality shows da Wake Creators ouviu um total de 715 criadores de conteúdo cadastrados na plataforma da empresa durante o mês de Novembro de 2024.
Sobre a Wake Creators:
A Wake Creators é uma empresa de tecnologia, com mais de 10 anos de existência, líder em marketing de influência baseado em dados. Fundada em 2014, foi adquirida pelo grupo LWSA em 2021, e desde 2023 faz parte do ecossistema Wake, que oferece soluções digitais integradas para o varejo e a indústria. A Wake Creators tem a maior base de influenciadores da América Latina, com 260 mil criadores cadastrados e usa inteligência artificial e machine learning para as campanhas trazerem o melhor impacto e performance para as marcas. No portfólio de clientes, grandes marcas, como Samsung, Ambev, Spotify, Unilever, Bradesco, Natura, Magazine Luiza, iFood, entre outras. Saiba mais em: Link
Share this content: