Comunicação não violenta: Como se impor e manter a postura profissional?
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Comunicação não violenta: Como se impor e manter a postura profissional?

Saber ter uma comunicação eficaz e não violenta é o primeiro passo para lidar bem com as pessoas no ambiente profissional, afirma a terapeuta e especialista em comportamento empresarial, Simone Resende

No mundo corporativo, a forma como nos comunicamos tem uma enorme influência sobre o sucesso de nossas relações profissionais. E saber se impor sem agressividade e manter a postura profissional são desafios diários que podem ser superados com a prática da Comunicação Não Violenta (CNV).

A CNV tem como base a empatia, a escuta ativa e a clareza na expressão de sentimentos e necessidades de forma direcionada e objetiva. De acordo com a terapeuta e especialista em comportamento empresarial, Simone Resende, saber se expressar bem é essencial.

“Ter uma comunicação eficaz e não violenta é o primeiro passo para lidar bem com as pessoas no ambiente profissional. Isso não significa ser passivo ou abrir mão de seus limites, mas sim expressar suas ideias com firmeza e respeito”.

“Muitas vezes, o problema está na maneira como algo é dito e não necessariamente no conteúdo. Comentários ríspidos, tom de voz inadequado ou linguagem corporal fechada podem gerar conflitos desnecessários”, explica.

3 Princípios da Comunicação Não Violenta:

Observe antes de reagir – Avalie a situação de forma objetiva, sem fazer julgamentos precipitados. Isso evita respostas impulsivas que podem prejudicar a relação profissional;

Expresse-se com clareza – Use “eu” em vez de “você” para evitar tom acusatório. Por exemplo, em vez de dizer “Você nunca me ouve”, prefira “Eu me sinto desconsiderado quando minhas ideias não são levadas em conta”;

Escute com empatia – Antes de rebater um argumento, tente compreender o ponto de vista do outro. Demonstre interesse genuíno e reformule o que foi dito para garantir que entendeu corretamente;

Adotar esses princípios pode transformar a dinâmica de trabalho, fortalecendo a confiança e o respeito entre colegas e superiores. 

“A comunicação não violenta não é sobre evitar conflitos, mas sobre saber conduzi-los de forma mais produtiva evitando que eles cresçam”, reforça Simone Resende.


Via | Simone Resende

Empresária, terapeuta e especialista em comportamento empresarial, formada em Ciências Econômicas e Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília- UNICEUB, Mastercoach pela Federação Brasileira de  Coaching Integral Sistêmico (FEBRACIS), Pratictioner em Programação Neurolinguística (PNL) e Treinadora Comportamental pelo Instituto Lyouman. Realiza o projeto “Mulheres Líderes de Si” há 3 anos, onde ajuda mulheres de todo o país no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Criadora do Método ICE (Inteligência Emocional, Comportementos e Estratégias para o Sucesso).

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