Fevereiro Roxo: Conscientização sobre Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer
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Fevereiro Roxo: Conscientização sobre Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer

O Fevereiro Roxo é uma campanha dedicada à conscientização sobre doenças crônicas e sem cura, como Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer. O objetivo é alertar para a importância do diagnóstico precoce, que pode ajudar a controlar os sintomas, retardar a progressão das doenças e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.  

Segundo a biomédica do Sabin Diagnóstico e Saúde, Patrícia Cavalcante, detectar essas doenças nos estágios iniciais permite intervenções que retardam a progressão dos sintomas e minimizam complicações. “A identificação precoce é determinante para um tratamento mais eficaz, além de melhorar significativamente a qualidade de vida do paciente. Isso contribui para uma vida mais equilibrada e saudável. Por isso, é fundamental realizar exames preventivos regulares, que ajudam a identificar qualquer alteração logo no início”, afirma.  

Entre essas doenças, o Alzheimer tem ganhado atenção crescente. Em 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que, até 2030, cerca de 78 milhões de pessoas poderão estar vivendo com a doença. Como uma das principais causas de demência, o Alzheimer compromete a memória e o comportamento de forma progressiva. Para detectar a doença, exames de sangue e testes genéticos podem indicar riscos, enquanto a análise de biomarcadores no líquido cerebrospinal também auxilia no processo. No entanto, o diagnóstico definitivo geralmente exige uma combinação de exames e avaliação clínica detalhada por um médico especialista.

Outra condição que demanda atenção é o lúpus, uma doença autoimune que faz com que o sistema imunológico ataque os próprios tecidos do corpo, provocando fadiga, dores articulares e lesões na pele. Segundo a biomédica Patrícia Cavalcante, exames como Anticorpo Antinuclear (ANA) e Anti-DNA de Cadeia Dupla são fundamentais para identificar a presença de autoanticorpos e auxiliar no diagnóstico precoce da doença. Além disso, algumas vacinas podem ser recomendadas para pessoas com lúpus, a fim de aumentar as defesas do organismo. Exemplos incluem a vacina contra a pneumonia pneumocócica (como Pneumo 15, 20 ou 23) e a vacina da gripe, que ajudam a prevenir complicações e infecções.

Já a Fibromialgia se manifesta de forma diferente, sendo caracterizada por dores musculares generalizadas, fadiga e distúrbios do sono, fatores que comprometem a qualidade de vida dos pacientes. Embora não exista um exame específico para a condição, alguns testes ajudam a descartar outras doenças com sintomas semelhantes. “Testes como hemograma, avaliação da vitamina D e função tireoidiana são essenciais nesse processo”, explica Patrícia. 

Sabin em Mato Grosso

Em Mato Grosso desde 2019, o Laboratório Carlos Chagas/Sabin Diagnóstico e Saúde conta com 18 unidades em Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Sapezal, Nova Olímpia, Barra do Bugres e Campo Novo do Parecis. A empresa é referência em qualidade e atendimento de excelência em exames laboratoriais e serviços de vacinação. Além disso, atua no mercado com a plataforma integradora de serviços de saúde Rita Saúde, uma solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.

Com 56 anos de tradição no estado, a empresa é resultado da integração do Laboratório Carlos Chagas ao Sabin Diagnóstico e Saúde, que integra o ecossistema de negócios do Grupo Sabin, referência em saúde, destaque em gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente.

O Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com cerca de 7000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas. Presente em 14 estados, além do Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente e atende 7 milhões de clientes ao ano em 358 unidades distribuídas de norte a sul do país.

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