O período de festas de fim de ano e férias requer atenção quando o assunto é o cuidado com a saúde, principalmente para pacientes com doenças crônicas como doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes, por exemplo. No entanto, se algum imprevisto acontecer e o paciente não conseguir uma consulta com o seu médico, é possível recorrer à telemedicina para que um médico especialista esclareça as dúvidas do paciente e o oriente para algum caso mais específico.
Marcelo Amante, CEO da PicDoc, lembra que a telemedicina faz com que o paciente ganhe tempo, seja atendido de forma rápida e eficaz e saia da consulta com as orientações prescritas pelo médico.
“É a saúde em tempo real. Essa é a vantagem do atendimento online: o paciente economiza tempo no deslocamento e tem a possibilidade de receber atendimento até mesmo durante uma viagem, em seu momento de férias. Infelizmente, imprevistos acontecem, mas a tecnologia nos dá uma mão e o paciente não precisa ficar desassistido”, completou.
Pacientes com diabetes, cuidado constante
Segundo Jonathan Oliveira de Medeiros, médico endocrinologista no Rio de Janeiro e também cadastrado na plataforma PicDoc, no caso de pacientes com diabetes, além dos cuidados para que o índice glicêmico permaneça nos níveis ideais, é fundamental que a medicação seja conservada de maneira adequada para não comprometer a efetividade do tratamento.
“Se o paciente usa caneta de insulina, por exemplo, fica mais fácil de ser transportada porque ela suporta temperaturas de até 30 graus. Se ele usa a insulina em frasco, é importante transportá-la de forma refrigerada. Importante sempre ter a receita médica e laudos atualizados, principalmente em viagens de avião”, explicou o endocrinologista.
Em relação à alimentação, o ideal é tentar manter a rotina mais próxima do normal, sempre fazendo boas escolhas alimentares.
“Se for um paciente com Diabetes Tipo 1, fazer corretamente a contagem de carboidratos, consumir alimentos ricos em fibras e optar por alimentos zero açúcar. Além disso, evitar bebida alcoólica e prestar bastante atenção na hidratação. Uma boa dica é fazer a conta simples de 0,3ml de água para cada kg”, resumiu Dr. Jonathan.
Exageros no fim de ano
Outro imprevisto indesejado nessa reta final de ano é aquela azia e queimação no estômago depois do exagero das comidas durante as festas de fim de ano.
O fato de comer em excesso pode agravar ou acarretar um distúrbio chamado refluxo gastroesofágico, que é o retorno do conteúdo gástrico para o esôfago. O distúrbio causa irritação na mucosa, culminando em sensações de queimação, azia, náuseas e até vômitos.
Segundo a gastroenterologista Kárytta da Silva Ramos, de Belo Horizonte, que também atende pela plataforma online PicDoc, os alimentos típicos dessa época do ano geralmente são ricos em gorduras e carboidratos, tornando a refeição ‘pesada’ para o aparelho digestivo.
“Para evitar o distúrbio”, explica a médica, “é importante comer moderadamente e dar preferência a alimentos naturais, evitando produtos industrializados e com alto teor de gordura.”
E para aqueles que mesmo sofrendo com refluxo ainda querem participar das festividades, algumas medidas podem ajudar a minimizar as queixas, conforme orienta a especialista.
“Moderação é a palavra. Algumas orientações importantes: evitar os alimentos que provocam os sintomas, principalmente alimentos gordurosos, café, chocolate, molho de tomate, pimenta, chá preto, chá mate, bebidas gaseificadas e alcoólicas; comer devagar, mastigando bem os alimentos; e não deitar logo após a refeição – manter um intervalo mínimo de duas horas entre a última refeição e o sono”, resumiu a gastro.
Durante a consulta online, o médico busca compreender os sintomas e, se necessário, solicita exames; assim, é possível determinar o diagnóstico correto e orientar o paciente para o tratamento mais adequado.
Sobre a PicDoc
A PicDoc é uma empresa de consulta online que conecta profissionais de saúde a pacientes de todo o Brasil para a realização de consulta online por chamada de vídeo. O principal objetivo é democratizar o acesso à saúde. Não é necessário agendamento nem pagamento de mensalidade.
A empresa iniciou as operações em 2022 e, desde então, mais de 30 mil pacientes já foram atendidos pela plataforma em todo o Brasil. São mais de 4 mil médicos parceiros, mais de 60 especialidades atendidas, além de outros profissionais da área da saúde como enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, educadores físicos e psicólogos.
Mais informações: https://picdoc.com.br/
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