Evento ocorre nos dias 10.12 e 11.12, em Cuiabá, e conta com renomados palestrantes
O Workshop “AI para Agroindústria” reuniu, na manhã desta terça-feira (10.12), representantes do governo de Mato Grosso, empresas e universidades para debater o uso da inteligência artificial no desenvolvimento da agricultura e pecuária do Estado. O evento é realizado em Cuiabá e segue até esta quarta-feira (11.12) com representantes da Lenovo e Intel.
De acordo com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec, o workshop pode ajudar Mato Grosso a ser a primeira unidade da federação a ter programa direcionado especificamente para desenvolvimento da agroindústria através da inteligência artificial.
“Esse workshop é muito importante porque temos pessoas qualificadas para que Mato Grosso vire a chave na área da tecnologia e agroindústria. Poderemos ter um supercomputador e mão de obra qualificada, robótica e softwares que facilitem a vida de quem trabalha com agronegócio a partir do nosso Parque Tecnológico”, afirma Allan.
“Já recebemos visitas dessas empresas, que conheceram nossos projetos, e agora eles trazem uma informação importante que é a possibilidade de desenvolvimento de um supercomputador que atenderia a nossa demanda na área da agroindústria com inteligência artificial. Por isso, estamos animados”, afirma o diretor do Parque Tecnológico de Mato Grosso, Rafael Bastos.
Joaquim Merino, head de vendas da área de Computação de Alta Performance e Inteligência Artificial (HPC/AI) na Lenovo para América Latina, afirma que algumas pesquisas apontam que a inteligência artificial pode aumentar em 25% a produtividade no campo.
“A Lenovo tem uma experiência muito robusta e conectada com alto desempenho e inteligência artificial. E a mensagem desse evento é como isso pode agregar valor ao principal negócio de Mato Grosso, que é a agroindústria”, completa Merino.
O workshop ocorre no Hotel Deville, das 8h às 17h, e é realizado pela Seciteci, Lenovo, Intel e Parque Tecnológico de Mato Grosso. “Estamos falando de duas empresas que são referências mundiais e podem fazer a diferença para o governo do Estado e agroindústria contribuindo com soluções para as nossas dificuldades computacionais”, completa o secretário adjunto de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Rodrigo Zanin.
Também participam do evento professores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat); Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Claudio Stopatto, country manager da Lenovo ISG no Brasil desde outubro de 2021; Hildebrando Lima, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na Lenovo Brasil, que lidera projetos de inovação tecnológica e pesquisas avançadas que impulsionam os produtos e serviços da companhia; entre outros.
Via | Assessoria
Share this content: