Antes de você colocar seu lindo papel de parede novo, você terá primeiro de remover o antigo. Mas onde jogar fora este “lixo” específico? Muitas pessoas pensam que o papel de parede antigo deve ser colocado no posto de reciclagem de papel.
No entanto, esse não é o lugar certo, mesmo quando o papel de parede é à base de papel. O papel de parede deve ser descartado corretamente. O mesmo acontece para as sobras de papel de parede e para os rolos excedentes.
Hoje em dia, a indústria de papéis de parede oferece uma vasta gama de produtos com materiais de superfície diferentes. Cada papel de parede é composto por várias camadas e por vários materiais.
Os papéis de parede são geralmente compostos por uma camada de suporte à base de papel ou TNT, e por um material de superfície de fibras naturais, tal como a grama ou a madeira, fibras têxteis sintéticas ou naturais, alumínio, efeitos especiais ou pérolas de vidro.
Com base no tipo e no design do modelo, diferentes tipos de revestimentos, acabamentos e substâncias específicas podem também ser usados. Todos esses componentes tornam impossível a coleta seletiva, o que significa que os papéis de parede antigos não são recicláveis. Os acabamentos e os revestimentos nem sempre são visíveis, razão pela qual pode ocorrer o risco dos papéis de parede com suporte de papel e material de superfície serem colocados no posto de reciclagem.
Os papéis de parede que foram removidos da parede contêm também resíduos de cola ou de pasta. Além disso, podem conter resíduos de gesso, camadas de tinta, mofo ou outros poluentes.
De qualquer forma, o mais relevante não é saber quais os materiais usados na produção do papel de parede, seja ele fabricado em grande parte ou totalmente à base de papel, se esse papel foi removido da parede, se contém resíduos de gesso e de cola, ou se nunca foi usado.
Isto porque todos os papéis de parede têm uma característica em comum que inviabiliza a reciclagem de papel: a resistência à umidade. Isso significa que eles não se dissolvem, ou se dissolvem-se apenas parcialmente, na água. No entanto, para reutilizar o papel, esse precisa dissolver-se completamente na água.
Descarte de papel de parede – como fazer
Dependendo da quantidade e das especificações da coleta de resíduos a nível local, os papéis de parede podem ser classificados como resíduos sólidos, resíduos volumosos, resíduos da construção civil ou resíduos de demolição.
Seguem algumas dicas: as pequenas quantidades podem ser colocadas no lixo doméstico, ou seja, na lata de lixo comum. Para quantidades maiores, recomendamos que você entre em contato com a prefeitura; eles poderão fornecer mais informações sobre suas opções para o descarte do papel de parede. As normas variam de um sítio para o outro.
Por exemplo, você poderá comprar sacos de lixo especiais para seu papel de parede antigo que será depois recolhido pelo serviço de coleta de lixo domiciliar. Os rolos de papel de parede não usados poderão ser deixados juntamente com os resíduos volumosos.
Os centros de coleta de resíduos sólidos ou de reciclagem que aceitam materiais recicláveis, assim como resíduos volumosos (e outros não especificados), poderão ser também uma opção para o descarte de papel de parede. Eles costumam cobrar uma pequena taxa.
Em muitos casos, os desperdícios de papel de parede são da responsabilidade das associações para o tratamento de resíduos que operam em usinas de incineração do lixo e aceitam os desperdícios de papel de parede gratuitamente ou por uma pequena taxa.
Estas usinas costumam ter vários postos de triagem, por exemplo, para os resíduos da construção civil. (Dependendo das regulamentações locais, os papéis de parede podem ser classificados como resíduos da construção civil.)
As autoridades locais responsáveis pela coleta de resíduos poderão fornecer os contatos das associações para o tratamento de resíduos em sua área de residência – pode também pesquisar endereços locais na web.
Se você colocar seu papel de parede no lixo doméstico, você deve amassar totalmente as tiras e os pedaços de papel de parede removidos para reduzir o volume. Além disso, é recomendado colocar os pedaços de papel num saco de lixo para que não fiquem agarrados no interior da lata de lixo quando esta for esvaziada.
O mesmo é recomendado se você levar seus resíduos de papel de parede para uma usina de incineração do lixo ou para um centro de coleta de resíduos sólidos ou de material reciclável.
Como usar as sobras de papel de parede de forma criativa em vez de jogá-las fora
Ao comprar um papel de parede novo, é aconselhado adquirir um rolo adicional, caso você precise substituir uma tira inteira ou uma pequena área danificada ou manchada. Por esse motivo, é recomendado que você guarde os rolos não utilizados.
Além disso, as sobras de papel de parede oferecem um enorme potencial criativo. É uma excelente opção para upcycling ou artes e projetos de artesanato assim como para dar uma nova vida a móveis ou a escadas de madeira.
Veja o nosso Blog, onde você encontra muitas ideias criativas. Vale a pena o esforço – e você terá um resultado único e personalizado.
Se não gosta desta opção, pode doar as sobras de papel de parede ao jardim de infância ou à escola da sua área de residência, ou a amigos e familiares. E se mesmo assim sobrar alguns rolos de papel de parede, poderá escolher vendê-los.
Via | Assessoria
Share this content: