7 estudos foram conduzidos com BODYBALANCE®, produto patenteado pela GELITA, cujos peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado apresentam ação fisiológica e metabólica no corpo
O colágeno tem se consolidado como uma das principais fontes de suplementação para a manutenção da saúde das mulheres, especialmente na maturidade. Segundo dados de 2023 do Ministério da Saúde, a osteoporose acomete cerca de 20% das brasileiras com mais de 50 anos. De acordo com dados de sete estudos publicados*, a suplementação alimentar diária com 15 gramas de proteína de colágeno, associada à atividade física de resistência, três vezes por semana, é suficiente para aumentar o ganho de massa muscular e reduzir a perda de gordura corporal, sendo fundamental para manutenção da autonomia e mobilidade geral. Os sete estudos foram conduzidos com BODYBALANCE®, produto patenteado pela GELITA, cujos peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado apresentam uma ação fisiológica e metabólica no corpo e auxiliam na manutenção da composição corporal saudável.
Outro aspecto para o qual a suplementação alimentar pode contribuir é no controle de peso corporal. De acordo com o Fórum DCNTs (Doenças crônicas não transmissíveis), 30% das mulheres estão obesas. Um dos principais fatores desse quadro é a dupla jornada de trabalho, que começa em um emprego remunerado e termina com os afazeres domésticos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta no censo de 2020 que 45% das mulheres brasileiras são responsáveis financeiras em seus lares e 12 milhões são mães solo. Quase 54,3% dessas mães têm apenas o ensino fundamental e despendem, em média, 22 horas por semana em tarefas dentro de casa, o dobro em comparação com os homens.
Autoestima também precisa de cuidados
Sem tempo para cuidar da saúde de forma adequada, seja praticando atividade física ou fazendo uma alimentação balanceada, outro aspecto que é relegado é a saúde da pele. A suplementação de colágeno é uma aliada, também, para melhorar a elasticidade da pele e diminuir as rugas. Em estudo publicado com o peptídeo bioativo de colágeno hidrolisado 2kDa, marca registrada como VERISOL® patenteada pela GELITA, 65% das mulheres tiveram aumento em colágeno tipo 1 e 18% de aumento de elastina, além da redução de 32% das rugas em mulheres quando comparadas com o grupo controle.
O VERISOL® é a marca de peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado 2kDa e é o único aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como substância bioativa para a manutenção da saúde da pele. O ingrediente atua diretamente no fibroblasto, estimulando a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico, componentes essenciais para a manutenção da saúde da pele, com o aumento da elasticidade e hidratação da pele, principalmente em mulheres acima de 50 anos de idade.
Pesquisas foram conduzidas com mulheres, analisando diferentes dosagens, como 2,5 g e 5 g ao dia durante 4 e 8 semanas. Foi observado que não houve diferença significativa entre as duas doses, sendo a de 2,5g por dia a dosagem definida para ser utilizada nos estudos subsequentes. O período de intervenção geralmente dura oito semanas, com um aumento médio de 11% na elasticidade da pele. Entre as mulheres acima de 50 anos, o efeito foi ainda mais pronunciado, com um aumento de 15% na elasticidade.
Efeito Long-Last
Outro ponto interessante observado nos estudos é o chamado efeito long-last. As mulheres aderiram à suplementação com VERISOL® por oito semanas e, após esse período, interromperam a ingestão do colágeno por quatro semanas. Mesmo assim, o efeito se manteve, com benefícios na hidratação, elasticidade e redução de rugas.
Segundo os estudos, 98% das mulheres e os médicos que as acompanharam durante o processo notaram os efeitos prolongados do colágeno.
Impacto na celulite
O VERISOL® também demonstrou benefícios para o tratamento da celulite. Em um estudo, houve uma redução de aproximadamente 8% da celulite em mulheres obesas. Nas mulheres consideradas eutróficas (peso corporal padrão), essa redução chegou a 11%. “Os efeitos de VERISOL® podem ser observados a partir da quarta semana de suplementação alimentar com a dosagem de 2,5 gramas ao dia, com um efeito mais pronunciado na oitava semana de uso. Tanto o aumento da elasticidade, como a hidratação e a redução de rugas e celulite foram observados, por conta da ação fisiológica e metabólica no tecido cutâneo através dos estímulos dos fibroblastos para a biossíntese de colágeno tipo I e de elastina. Dessa forma, a suplementação alimentar é uma opção recomendada para mulheres que desejam melhorar a saúde da pele de maneira consistente e segura”, explica Dra. Geórgia Castro, consultora científica da GELITA.
Sobre a GELITA
A GELITA é líder na fabricação e fornecimento de gelatina e colágeno. Com sede em Eberbach, Alemanha, possui três unidades no Brasil – Cotia (SP), Mococa (SP) e Maringá (PR). Presente nos cinco continentes, a empresa fornece para clientes ao redor do mundo produtos da mais alta qualidade, profundo conhecimento técnico e soluções inovadoras. Com quase 150 anos de história, mais de 20 sites em todo o mundo e uma equipe altamente especializada, está inserida em nosso dia a dia em diversos produtos. O longo histórico de inovação é um dos principais diferenciais da multinacional que busca continuamente por novas soluções para os segmentos de alimentos, farmacêutico, saúde e nutrição e aplicações técnicas.
Share this content: