Insumo importado é essencial para o agronegócio e distribuído para cinco estados
A parceria Onno e Armac vai movimentar cerca de 1,1 milhão de toneladas de fertilizante nitrogenado nos próximos seis meses. A operação no Complexo Ferroviário de Rondonópolis (MT) começou em outubro e vai até março de 2025, com movimentação 24 horas por dia, sete dias por semana.
O fertilizante nitrogenado é essencial para o crescimento rápido, saudável e com qualidade de diversas produções agrícolas, com grande importância para a agricultura, pecuária e silvicultura, além de todo o setor sucroenergético.
O insumo desembarca no Brasil pelo Porto de Santos (SP), importado da Rússia, China, Canadá e Estados Unidos. Chega ao Complexo Ferroviário de Rondonópolis (MT) pela malha ferroviária. A Armac também participa do processo de movimentação de fertilizantes no litoral paulista e tem operações de apoio em ferrovias que conectam os dois modais logísticos.
“Estamos juntos com a Onno para alcançarmos a meta de produtividade esperada na movimentação de fertilizante nitrogenado. A Armac está estruturada para apoiar a importação de fertilizantes em várias etapas e modais logístico, desde o desembarque dos navios em portos até a chegada aos terminais ferroviários. A Onno é um parceiro valioso neste processo e fundamental para fazer o fertilizante chegar ao agronegócio brasileiro”, afirma Bárbara Laudano, gerente sênior da Unidade de Negócios de Portos, Terminais Ferroviários e Fertilizantes da Armac.
Do Mato Grosso, o fertilizante nitrogenado é distribuído de duas formas: carregamento direto à granel em carretas e vagões e carregamento em big bag. Uma parte é armazenada e distribuída posteriormente. O produto é destinado para o Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.
“O trabalho realizado em Rondonópolis é essencial para a distribuição deste insumo para o Mato Grosso e outros estados brasileiros. Excelência na prestação de serviços para o agronegócio é o que nos move e a movimentação do fertilizante nitrogenado é parte importante deste processo. A parceria com a Armac é fundamental para alcançarmos nossos resultados”, afirma Luiz Edgard de Andrade, gerente da Onno no Terminal de Rondonópolis.
Sobre a Armac
Fundada há 30 anos, a Armac é referência na prestação de serviços especializados e complexos e na locação de equipamentos. Com mais de 10,5 mil ativos de Linha Amarela, caminhões, empilhadeiras e plataformas elevatórias, apoia setores estratégicos da economia brasileira, em operações de mineração, siderurgia, portos e terminais ferroviários, fertilizantes, florestais, agroindústria, indústria, infraestrutura e construção. Com operações em mais de 200 projetos de longo prazo em todo o Brasil, movimenta anualmente mais de 125 milhões de toneladas de materiais.
A empresa se destaca pela excelência operacional, eficiência em produtividade e compromisso com a segurança. Conta com uma equipe de mais de 6,5 mil colaboradores, entre eles 1,1 mil mecânicos e 3 mil operadores e motoristas. Com um complexo de manutenção de 300 mil m² em Vargem Grande Paulista (SP), é líder em serviços de manutenção, com 30 estruturas próprias de apoio logístico em 12 estados. Listada no Novo Mercado da B3, a companhia adota as melhores práticas de governança corporativa e continua expandindo suas operações para apoiar as pessoas que constroem o Brasil.
Sobre a Onno
Fundada em 2018, surgiu da união de três grandes empresas brasileiras do ramo de mineração e logística: JMendes, Link Logistic e JWFerreira. A empresa trabalha na conexão de pontos que complementam cadeias logísticas vitais para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. O Onno opera em suas instalações em Rondonópolis (MT) e Uberaba (MG), em unidades que, somadas, têm mais de 160 mil m². A capacidade de movimentação anual é de mais de 4,5 milhões de toneladas. Os principais compromissos são crescimento sustentável com ousadia, transparência e velocidade.
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