Vinhos podem ser excelentes opções para acompanhar petiscos em eventos populares. Sommelière da Wine conta como harmonizar seus quitutes favoritos com a bebida

Os festejos de São João, além de celebrarem tradições culturais, também são uma oportunidade para comer guloseimas e explorar a diversidade e riqueza dos sabores típicos. E que tal incluir o vinho nesse contexto? Thamirys Schneider, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, traz dicas para harmonizar os pratos de festas juninas com vinhos que realçam seus sabores.

“A acidez dos vinhos brancos e espumantes pode equilibrar a gordura presente em diversos pratos, como o salsichão e o cuscuz paulista”, diz a sommelière.  “Quando pensamos em vinhos tintos, com taninos suaves e mais frutados, são ótimas sugestões para acompanhar os caldos quentes.”

Confira as sugestões dos especialistas da Wine para harmonizar cada prato típico com o vinho ideal.

1. Caldos quentes

O caldo verde, preparado com batatas, couve e paio, é um dos favoritos das festas juninas.  Com história que remonta aos períodos coloniais, o caldo verde chegou ao Brasil pelos portugueses e por aqui se consolidou e recebeu várias versões, e hoje é um prato típico nas festas juninas. Para harmonizar, o Ribeira Velha D.O.C Douro 2019, vinho tinto também português, será uma escolha assertiva para diversos caldos. Descomplicado e harmonioso, este exemplar é aveludado, expressivamente frutado e tem boa acidez, o que ajuda a limpar o paladar e fazer querer o próximo gole. A indicação também é válida para outros caldos e cremes com ingredientes semelhantes. 

(https://www.wine.com.br/prod29319.html)

2. Cuscuz paulista

O cuscuz paulista, feito com flocão ou farinha de milho e complementado com atum, sardinha ou frango, é um clássico nas festas juninas. Para harmonizar tantos elementos, uma boa alternativa seria um espumante rosé brut, vinho coringa para acompanhar diversos sabores e texturas, principalmente quando há diferentes elementos à mesa. O Espumante Ballade by Miolo Rosé Brut compõe muito bem esta harmonização. Frutado, vibrante e refrescante, este espumante é cheio de personalidade, alegre e descontraído, como os quitutes juninos. 

(https://www.wine.com.br/prod28525.html)

3. Pipoca salgada

A pipoca salgada é um petisco indispensável nas festas juninas, e vai melhor com vinhos brancos, principalmente os mais jovens, com acidez refrescante. Se a sua pipoca tiver apenas sal, ou o tempero lemon pepper, aposte em um Sauvignon Blanc muito leve e seco, como o chileno Root: 1 D.O. Valle De Casablanca Sauvignon Blanc 2023.

(https://www.wine.com.br/prod30385.html)

Agora, se você é aquela pessoa que gosta da pipoca bem amanteigada, é interessante optar por um vinho branco com mais volume no paladar, como o argentino Partridge Flying Chardonnay 2023, que tem um frescor exaltado pelas notas de frutas tropicais, como abacaxi e frutas brancas, e um leve toque amadeirado. 

(https://www.wine.com.br/prod30421.html)

4. Salsichão

O salsichão, preparado na mesma brasa que assa o milho e outros vegetais, combina bem com vinho. Para acompanhá-lo, a dica é optar por um vinho rosé mais estruturado, como o argentino Épica 23 Special Selection Rosé 2023, um rosé de Tannat (50%) com Cabernet Franc (50%) mais intenso no paladar, com taninos levemente perceptíveis e boa persistência. O rótulo traz o aroma agradável de frutas vermelhas, flores e ervas, além de ter uma boa percepção de taninos que o tornam mais marcante. 

(https://www.wine.com.br/prod30161.html)

O (Oops) D.O. Valle De Leyda Pinot Noir 2022, tinto e meio seco, é outra boa sugestão para este quitute. Proveniente da vinícola chilena Undurraga, trata-se de outro exemplar muito frutado e com boa acidez. 

(https://www.wine.com.br/prod29501.html)

5. Pamonha

A pamonha é um dos pratos mais tradicionais e queridos das festas juninas, feita sempre à base de milho verde e com uma textura cremosa levemente adocicada. Para harmonizar com essa delícia, a recomendação é apreciá-la com vinhos que complementam e equilibram seus sabores. Sendo a pamonha adocicada, é importante que o vinho escolhido tenha dulçor igual ou superior para conferir uma experiência mais agradável. A indicação é o Frisante Namorico Branco, rótulo português muito leve, borbulhante e com boa presença de notas cítricas, para consumir gelado. 

https://www.wine.com.br/prod27283.html

6. Espetinhos na brasa 

Espetinhos têm presença garantida em festas juninas. Os mais comuns são elaborados com carnes suculentas e saborosas, sempre acompanhados de farofas especiais. Há também opções como linguiças, queijo coalho e pão de alho. Para harmonizar com essas iguarias, a escolha do vinho é fundamental para realçar seus sabores defumados, como um exemplar de corpo médio.  Uma boa opção é o chileno Metropolitano D.O. Valle Central Red Blend 2023, um vinho tinto e seco que se destaca pelo equilíbrio e corpo médio, no qual as frutas pretas, como amora e cassis, e a madeira se fundem de maneira equilibrada. 

Via | Assessoria Foto | Divulgação

(Visited 1 times, 2 visits today)