A Prefeitura de Cáceres, por meio do Comitê de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, está intensificando as ações de prevenção e controle da Dengue nos bairros com altos índices de casos positivos. Esta situação levou a prefeitura de Cáceres a declarar situação de emergência no âmbito da saúde pública municipal e criar o Centro Operacional de Emergência.
De 20 a 29 de maio, Agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde e parceiros de outras instituições, como o Exército Brasileiro, visitam residências nessas áreas críticas para oferecer orientações aos moradores sobre medidas preventivas e para solicitar a retirada de lixo e entulhos que possam servir de criadouros para o mosquito.
Como parte dessa iniciativa, caminhões da Secretaria de Infraestrutura e da autarquia Águas do Pantanal são mobilizados para recolher os descartes deixados pelos moradores nas calçadas de suas casas.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Silvana Maria de Souza, a retirada de materiais acumulados é fundamental para eliminar possíveis focos de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
A prefeita Eliene Liberato Dias ressalta que ação faz parte de um cronograma planejado pelo comitê, que visa reduzir a incidência dessas doenças e proteger a saúde da população. “Para tanto, a colaboração dos moradores é essencial para o sucesso das atividades, e a prefeitura reforça a importância de seguir as orientações dos agentes de endemias e de manter os quintais limpos e livres de objetos que possam acumular água”, destaca Eliene Liberato.
Acima o cronograma das visita e retirada do lixo.
Via | Assessoria Fotos | Divulgação
Share this content: