Sugestão de texto está sendo elaborada pelo TRE-MT a partir de sugestões colhidas junto a representantes de associações e cooperativas
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) está implementado a linguagem simples na elaboração de um edital de credenciamento de cooperativas e associações de catadores de resíduos para destinação correta de materiais como plásticos, metais, itens inservíveis, entre outros. Para isso, uma equipe do Tribunal se reuniu com representantes de duas entidades, a fim de apresentar sugestões em texto e vídeo e colher sugestões para aprimorar o edital.
Nesta segunda-feira (25.03), o material foi apresentado para representantes da Cooperativa Alternativa de Reciclagem e Preservação do Meio Ambiente (Coorepam), que fica no bairro Pedra 90, em Cuiabá, e trabalha com alumínio, papelão, plástico, garrafas PET, entre outros diversos tipos de materiais recicláveis.
A responsável financeira da Coorepam, Susana Portilho de Campos, trabalha com reciclagem há 20 anos e disse que a iniciativa é inédita. “É a primeira vez que vejo um edital assim e ficou ótimo, foi bem esclarecedor. Deu para entender bem os artigos, tudo. Foi bom porque os outros editais que a gente sempre participa é muito difícil, com as letras muito pequenininhas, muita coisa para ler e dessa forma, com as letras maiores, e tendo o vídeo também, ficou bem mais prático, fácil de entender, bem explicativo”.
A assessora de Planejamento e Gestão da Secretaria de Administração e Orçamento (SAO) do TRE-MT, Maria Eliane Sakata, ressaltou que o objetivo é levar as informações de forma mais simples, tornando o edital mais acessível às associações e às cooperativas. “Queremos tentar trazer o texto mais próximo à linguagem das pessoas que estão à frente dessas entidades. Temos que olhar para esse público-alvo e buscar essa percepção deles, então, é importante que essas pessoas sejam ouvidas para que possamos aperfeiçoar o nosso trabalho”, destacou.
Tanto a versão do texto quanto o vídeo estão sendo elaborados por um grupo de trabalho composto, além da SAO, pelos representantes da Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica (Asplan), André Emídio e Mayra Catarina Coelho; da Secretaria Judiciária (SJ), Marcela Alves; e da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MT), Janis Eyer Nakahati.
O texto do edital em linguagem simples e em vídeo também foi apresentado à Associação de Catadores de Material Reciclável e Reutilizável de Mato Grosso Sustentável (ASMATS), localizada em Várzea Grande, pela servidora da Asplan, Mayra Catarina Coelho. Na ocasião, a presidente da entidade, Icleides de Jesus Basílio, que não sabe ler e escrever, elogiou a iniciativa do TRE-MT e ficou emocionada com a possibilidade de acessar o edital pelo vídeo.
#PraTodosVerem: Foto que mostra as duas representantes da Coorepam, à esquerda, sentadas em um banco e com braços apoiados em uma mesa de madeira. As duas usam óculos de grau e observam o edital impresso. Ao lado delas, à direita da foto, está a servidora do TRE-MT, Mayra Coelho, que observa o edital junto com elas segurando uma caneta em uma mão e o celular em outra. Atrás delas, tem uma parede branca e verde com uma janela de ferro. No corpo do texto, tem mais duas fotos da visita.
Via | Assessoria Foto | Divulgação
Share this content: