A Prefeitura de Preta, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta semana mais uma varredura no município, em busca de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A força-tarefa percorreu a cidade, em busca de possíveis criadouros do inseto. “Nossos agentes percorreram pontos estratégicos. Eliminamos vários pontos que poderiam gerar a proliferação do mosquito. Esse é esforço é trabalho preventivo, uma vez que as chuvas começaram e é preciso ficar atento constantemente”, conta Ana Maria Mendes Simão, chefe da Vigilância Sanitária do município.
A ação é contínua e será retomada logo após o período de festas. O esforço do poder público é para controlar o número de casos de dengue na cidade. “Não podemos baixar a guarda para esse mosquito, que se movimenta muito rápido e procria com facilidade. Mais uma vez faço um apelo aos moradores da nossa querida Pedra Preta. Deixem nossos agentes entrarem nas residências, cuidado com água parada e vasos de plantas e outros recipientes que acumulem água. Qualquer tipo de dúvida pergunte aos nossos agentes de endemias. Não faça automedicação. Se tem algum sintoma clássico da dengue procure a unidade de saúde mais próxima”, frisa a secretária Municipal de Saúde, Jéssica Damacena.
Sintomas
Os principais sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulação, fraqueza, dor atrás dos olhos, coceira da pele, manchas vermelhas pelo corpo, vômito e dores abdominais.
Via | Assessoria Foto | Divulgação
Share this content: