“Caminhos para Corpos Vulneráveis” é destinada a educadores, pedagogos, artistas e demais interessados em trabalhar com a dança em sala de aula
Movimentos de danças urbanas, dança contemporânea, teatro musical e atividades pedagógicas para trabalhar em sala de aula, com foco em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Essa é a proposta da oficina “Caminhos para Corpos Vulneráveis”, que será realizada neste final de semana. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através deste formulário. Não é necessário ter experiência ou formação em dança.
A oficina é destinada a educadores, pedagogos, artistas e demais interessados em trabalhar com a dança em sala de aula. Durante o sábado e o domingo, serão trabalhadas atividades teóricas e práticas, além de um estágio/vivência com crianças e adolescentes do Instituto Casarão das Artes, a fim de aplicar os aprendizados. A oficina será ministrada pelos renomados bailarinos Elka Victorino, Bruna Roberta, Rafael Cerigato e Aline Ril.
A formação busca estimular, por meio da dança, o trabalho com a educação social de crianças e adolescentes. “Pensando na educação social como uma responsabilidade coletiva, o projeto vai proporcionar vivências com a dança para o aprendizado de ferramentas para o trabalho com jovens em formação”, explica Elka Victorino, bailarina com larga experiência em projetos socioeducativos.
A partir dos fundamentos das danças urbanas, contemporânea e teatro musical, as oficinas serão estruturadas com processos de criação e improvisação. Além de tocar os participantes acerca da realidade de jovens em situação de vulnerabilidade, a ideia é que a experiência corporal se torne um instrumento pedagógico. “
“Esperamos sensibilizar os agentes e educadores sociais sobre os contextos em que os jovens estão inseridos para estabelecer relações e uma escuta mais ativa. Desenvolver a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo. Desta forma, amplia-se, também, o universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimula o desenvolvimento de suas potencialidades e a participação na vida pública, em seus territórios”, conclui Elka.
As vagas são limitadas. Para participar, além de preencher o formulário, é necessário levar papel e caneta para anotações, uma garrafinha d’água e roupas confortáveis para as atividades práticas. Este projeto foi contemplado pelo Edital nº 03/2022/SECEL/MT – Viver Cultura.
Metodologia
- Uma oficina teórica de 3 horas/aula, dividida em 2 partes;
- Três oficinas práticas de 3 horas/aula em cada modalidade (dança contemporânea, danças urbanas e teatro musical);
- Três estágios/vivências de 2 horas, com crianças e adolescentes do Instituto Casarão das Artes
Cronograma
Data: 28/10 (sábado)
8h às 9h30 – Oficina Teórica (parte 1) – Elka Victorino
9h30 às 12h30 – Oficina de Teatro Musical – Rafael Cerigato
14h30 às 17h30 – Oficina de Dança Contemporânea – Aline Ril
Local: Caixa Cênica (anexo ao Espaço Roda) – Rua Sírio Libanesa, 48, Bairro Popular
Data: 29/10 (domingo)
8h às 9h30 – Oficina Teórica (parte 2) – Elka Victorino
9h30 às 12h30 – Oficina de Danças Urbanas – Bruna Roberta
Local: Caixa Cênica (anexo ao Espaço Roda) – Rua Sírio Libanesa, 48, Bairro Popular
Data: 29/10 (domingo)
14h30 às 17h30 – Estágio/vivência
Local: Instituto Casarão das Artes – Avenida A, Quadra 13, Lotes 02 e 03, Loteamento Jardim São Paulo – Bairro Pedra 90
Via | Assessoria Foto | Arquivo Pessoal Elka Vitorino
Share this content: