Com trabalho conjunto das Secretarias Municipais de Promoção Social e Saúde, o município está desenvolvendo uma política de planejamento familiar. Nesta sexta-feira (29) foi a vez dos usuários do Centro de Assistência Social (Cras) Ana Carla participar da palestra e dos atendimentos que precedem os procedimentos cirúrgicos de laqueadura, vasectomia e ainda a colocação do diu.
Os interessados em fazer as cirurgias primeiramente participam de uma palestra onde recebem todas as informações sobre as condicionantes do programa e também sobre os métodos que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece para evitar o arrependimento pós-cirúrgico, sendo que o assunto é tema obrigatório a ser discutido com as pessoas interessadas em fazer a cirurgia.
Atualmente o município tem intensificado esse trabalho de planejamento familiar e segundo a gerente do programa de saúde da mulher do município, Lorena Mello, cerca de 160 procedimentos têm sido realizados gratuitamente para a população, dentre vasectomia, laqueadura e também a colocação de diu.
No Cras Ana Carla a procura pelas cirurgias foi grande. Após participar da palestra e tirar todas as dúvidas sobre o funcionamento do programa, uma equipe multiprofissional formada por psicólogo, enfermeiro e assistente social atende os interessados que, caso estejam aptos já recebem os pedidos de exames pré-operatórios e também a consulta agendada com ginecologista, no caso das mulheres.
Esse trabalho de planejamento familiar é realizado semanalmente no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, no jardim Santa Marta. A próxima unidade do Cras que vai receber a equipe do planejamento familiar será do Vila Rica no dia 14 de outubro e no Cras Iguaçu no dia 27 de outubro.
Via | Assessoria Foto | Wheverton Barros
Share this content: