A Prefeitura de Preta, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última semana uma varredura de toda a cidade, em busca de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A força-tarefa percorreu centenas de pontos em todo o município. Para o arrastão contra a dengue toda a equipe de endemias foi deslocada. “Fizemos esse trabalho por conta das chuvas dos últimos dias em Pedra Preta. Nossos agentes percorreram pontos estratégicos eliminando possíveis criadouros do mosquito. Fizemos trabalho num tempo recorde e conseguimos eliminar criadouros que já estavam prontos para receber os ovos do inseto”, conta Ana Maria Mendes Simão, chefe da Vigilância Sanitária do município.
A ação é contínua e não tem data para terminar. O esforço do poder público é para controlar o número de casos de dengue na cidade. “É processo contínuo e não podemos parar. Como já disse em outras oportunidades e reitero agora, o poder público está fazendo a sua parte, mas precisamos e muito da colaboração da nossa população. Qualquer tipo de dúvida pergunte aos nossos agentes de endemias. Não faça automedicação. Se tem algum sintoma clássico da dengue procure a unidade de saúde mais próxima”, frisa a secretária Municipal de Saúde, Jéssica Damacena.
Sintomas
Os principais sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulação, fraqueza, dor atrás dos olhos, coceira da pele, manchas vermelhas pelo corpo, vômito e dores abdominais.
Via | Assessoria Foto | Divulgação
Share this content: