Em vídeo publicado nas redes sociais, a Mattel, a empresa fabricante das famosas bonecas afirma que a “Barbie segue com sua jornada de inclusão”.
A nova boneca tem uma estrutura mais curta e um tronco mais longo do que as outras Barbies. E traz detalhes como os olhos mais arredondados, orelhas menores e a ponta do nariz achatada.
O lançamento
A Barbie com Down foi lançada esta semana por um motivo simples:
“Nosso objetivo é permitir que todas as crianças se vejam na Barbie, enquanto também encorajamos crianças a brincarem com as bonecas com as quais elas não se parecem”, disse Lisa McKnight, vice-presidente executiva e diretora global da Barbie & Dolls.
A modelo britânica com Down, Ellie Goldstein, disse que ficou ‘impressionada’ quando viu boneca.
Campanha de conscientização
A boneca vem com um vestido nos tons de amarelo e azul, cores que fazem parte de campanhas de conscientização da síndrome de Down.
Além disso, ela também acompanha um colar representando a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.
A Mattel trabalhou em parceria com a National Down Syndrome Society nos Estados Unidos para criar a nova boneca.
Ouviu críticas
O modelo original da Barbie, lançado em 1959, tinha pernas longas, cintura fina e cabelos loiros.
Para se aproximar mais da realidade humana, a Mattel criou nos últimos anos bonecas pretas, com aparelho auditivo, prótese e cadeira de rodas.
E lançou a nova Barbie com Down depois de receber críticas sobre a falta de representação das mulheres reais nos modelos da boneca mais famosa do mundo.
Segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem aproximadamente 300 mil pessoas com Síndrome de Down.
Veja como ela ficou linda:
Share this content: