Hidratação e proteção solar devem ser estratégias para manter a saúde dos fios
No dia 21 de dezembro tem início, no hemisfério Sul, o verão, estação caracterizada por elevadas temperaturas e também altos índices pluviométricos e de umidade relativa do ar. Neste período, os dias são mais longos que as noites, devido a maior incidência de radiação solar nesta parte do planeta.
No verão, os cabelos tendem a ficar muito mais fragilizados, por causa da exposição ao sol, vento, suor, água do mar e poluição urbana, entre outros elementos que podem comprometer a saúde dos fios. Como resultado, as madeixas podem ficar desbotadas, porosas, ressecadas e até mesmo com pontas duplas.
A docente na área da beleza da unidade do Senac em Venda Nova, Graziane Teixeira, dá sete dicas de como cuidar e manter a beleza dos cabelos durante o verão.
1) Principais cuidados
O cuidado com os cabelos começa pela boca. Se alimentar bem e beber bastante água é essencial, pois a hidratação dos fios, de todos os tipos de cabelos, se inicia com o consumo de água. Além disso, devemos hidratar nossos cabelos com mais frequência e evitar ferramentas de calor como secador, prancha e babyliss. Lavar os cabelos preferencialmente com água fria e sempre usar protetor térmico com proteção UV. Lembre-se de proteger o couro cabeludo da exposição excessiva ao sol.
2) Cuidados com cabelos quimicamente tratados
Devemos sempre lavar os cabelos com shampoo hidratante e fazer tratamento de hidratação, nutrição e reconstrução com mais frequência. O ideal é utilizar regularmente produtos que tenham algum fator de proteção solar. Prenda os cabelos para evitar que os fios fiquem em contato prolongado com o suor, mas evite prender com muita força para não quebrar os fios. Use e abuse dos coques frouxos e tranças. Se for frequentar praia e, principalmente, piscinas sempre passar um bom creme antes e depois de entrar na água.
3) Atenção com os raios UV
Nessa estação, nossos cabelos podem ficar mais quebradiços e ressecados e temos que redobrar os cuidados. O sol emite raios UV, por isso ele pode ser considerado um inimigo dos cabelos e do couro cabeludo no verão. O fio de cabelo é muito sensível e os raios UV podem danificar as cutículas da fibra capilar.
4) Cabelos de crianças e idosos
Os idosos e as crianças costumam ter pouco cabelo, por isso, correm o mesmo risco devido à exposição solar. Além dos cuidados já citados, devemos preocupar com a forma que protegemos o couro cabeludo, principalmente das crianças. Por exemplo, prender o cabelo com “maria chiquinha” deixa o couro cabeludo mais exposto, aumentando o risco de queimaduras.
5) Como manter os cabelos bonitos e hidratados sem gastar muito
Sempre lavar os cabelos com água fria e evite dormir com os fios molhados. Uma excelente receita de tratamento caseiro, com a umectação com azeite extra virgem: meio abacate, duas colheres de azeite extra virgem e duas colheres de mel. Bata no mixer ou liquidificador, passe no cabelo seco sem encostar na raiz e deixe agir por 20 a 30 minutos com o cabelo tampado. Em seguida, lave o cabelo normalmente e passe um protetor térmico.
6) Cuidado extra na piscina e na praia
Sempre molhar o cabelo com água da ducha antes e depois entrar no mar ou piscina e passar protetor térmico ou sem enxague de preferência próprio para verão. Retirando o sal e o cloro, os fios ficarão mais íntegros e preparados para absorver melhor o protetor térmico. No verão, para criar uma barreira contra a luz solar, é recomendável usar chapéus e bonés. E para evitar que as pontas fiquem em contato com o suor, é indicado usar cabelo mais preso para praticar atividades físicas.
7) Corte de cabelo que estará na moda nesta estação
Cortes curtos e médios com camadas e desconectados são os que prometem fazer sucesso nesse verão. Não podemos esquecer do chanel e long bob que sempre fazem a cabeça das mulheres pela praticidade e versatilidade.
Sobre o Senac em Minas
Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 40 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.
O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.
Via | Assessoria Foto | Assessoria
Share this content: