Pacientes diabéticos, familiares e pessoas da comunidade em geral participaram nesta sexta-feira (11) de um encontro que marca o Dia Mundial do Diabetes. Eles se reuniram para obter mais conhecimento sobre a doença, as formas de tratamento e as melhores maneiras de conviver com ela tendo uma vida mais saudável.
Orientados pela equipe médica do Centro de Diabetes e Endocrinologia de Rondonópolis (Cedero) e também de estudantes do curso de medicina da Universidade Federal (UFR), os participantes se organizaram em grupos onde tinha uma conversa bem próxima com os profissionais.
Os temas abordados em cada uma das oficinas foram: os cuidados com o pé diabético, a alimentação adequada para o paciente e ainda o uso da insulina. A medida que os participantes foram recebendo as orientações e também tirando as dúvidas os profissionais puderam extrair deles alguns sintomas que demanda maior atenção.
Muitos dos pacientes receberam ali mesmo, no salão comunitário da Uramb onde foi realizado o evento, o encaminhamento para a realização de exames como glicemia, colesterol, triglicerídeos, creatina, TGO/TGP, urina, ácido úrico, entre outros.
Para realizar o evento, o Cedero contou com o apoio da Associação em Prol ao Centro de Endocrinologia de Rondonópolis (Aprocer), além do curso de medicina da UFR.
Via | Assessoria Foto | Wheverton Barros