A 2ª Cia Independente de Polícia Militar de Proteção Ambiental de Rondonópolis, realizou o resgate de um filhote de Anta.
O animal foi enviado para a unidade militar, onde está recebendo os cuidados necessários para em seguida, devolvê-lo ao seu habitat natural.
VOCÊ SABIA?
A anta [Tapirus terrestris] é o maior mamífero terrestre da América do Sul, em especifico, a anta brasileira mede em torno de 2 metros de comprimento, e pesa cerca de 300 quilos.
Ela é muito tímida, e precisa de espaço para viver, por isso, é considerada vulnerável à extinção, é um animal solitário, que sai à procura de um parceiro apenas na época reprodutiva, emitindo alguns sons para localizá-lo.
Seu ciclo reprodutivo é lento por ser longo (a gestação dura de 13 a 14 meses) e tem geralmente apenas um filhote. Ele nasce com coloração diferente dos adultos, possuem listas brancas, que vão desparecer em torno dos 6 meses de idade.
Nascem com 7 a 9 Kg e vão permanecer com as mães até um ano.Este animal quando assustado corre pela mata ou salta na água, é ágil em áreas abertas ou fechadas e ótima nadadora.
Considerada o maior mamífero terrestre da América do Sul, a anta brasileira necessita de grande quantidade de plantas, frutos e até cascas de árvores para sustentar seus quase 300kg, tem o hábito noturno, forrageando alimento durante a noite e descansando durante o dia.
Sendo assim, a proteção das unidades de conservação são prioridades para viabilidade populacional deste animal.
O esforço em projetos de pesquisas e ações de conservação tem aumentado para esta espécie, o que contribui para a conservação também das florestas.
2ª Cia Independente de Policia Militar Ambiental, em defesa da vida, protegendo o meio ambiente.
Disque denúncia: (66)98467-7838
Via | Assessoria