Dez coisas que famosos fazem para ganhar seguidores e likes no Instagram
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Dez coisas que famosos fazem para ganhar seguidores e likes no Instagram

O Instagram é muito usado por celebridades para manter contato com os fãs, divulgar produtos e promover a própria imagem. A rede social é também uma fonte de renda para muitos famosos. Por isso, eles fazem uso de truques e ações que ajudam a ganhar curtidas e seguidores. Alguns exemplos são manter o perfil atualizado, usar hashtags e localização, organizar o feed e utilizar gerenciadores.

Além disso, é preciso conhecer seu público e pensar em formas de engajá-lo nas postagens. Na lista a seguir, conheça dez coisas que os famosos fazem para ganhar seguidores e likes nas redes sociais. Algumas dicas, inclusive, também podem ser aplicadas no seu perfil.

1. Usam hashtags e localização

As hashtags são uma forma de deixar sua página mais popular. Elas permitem que seu perfil apareça no resultado das buscas por “tag” do Instagram, ajudando a disseminar o conteúdo e a aumentar a visibilidade são aqueles. Para escolher as melhores hashtags para usar em uma foto, escolha palavras que tenham a ver com seu post e com os seguidores que deseja atrair. Existem diversos apps que ajudam a pesquisar as palavras-chave mais procuradas pelo seu público para incluir nas legendas ou comentários da imagem.

O mesmo acontece com a localização. Ao marcar um lugar na foto, ela tende a aparecer para mais pessoas e, assim, atrair mais curtidas e novos seguidores.

2. Usam gerenciadores

Gerenciadores para Instagram ajudam a desenvolver um planejamento específico para a rede, deixando a conta mais profissional. Entre as funções que esses softwares oferecem estão o agendamento de posts e Stories, indicação do melhor horário para postagem, monitoramento e respostas de comentários e até mesmo o envio de mensagens automáticas. Algumas ferramentas para automatizar a rede são pagas, mas ainda assim existem opções gratuitas que ajudam no gerenciamento do Instagram.

3. Têm feed organizado

Uma das formas de chamar atenção dos seguidores é apelando para o visual. Por isso, ter um feed do Instagram organizado pode ser um grande diferencial para atrair novos likes. Existem diversas formas de fazer isso: a cantora Beyoncé, por exemplo, costuma postar três fotos visualmente parecidas em sequência, já a influenciadora Gabi Brandt tem o hábito de usar o mesmo filtro nas imagens, para manter uma unidade. Na hora de executar a dica, determine uma estética para seu perfil e preste atenção na forma que as fotos vão compor o feed. Então, é só usar a criatividade.

Beyoncé mantém o feed organizado em linhas, cada uma com um estilo e tom de cores diferentes — Foto: Reprodução/Instagram

Beyoncé mantém o feed organizado em linhas, cada uma com um estilo e tom de cores diferentes — Foto: Reprodução/Instagram

4. Têm conta comercial

Uma das principais vantagens de usar uma conta comercial no Instagram é poder acompanhar métricas para entender e otimizar os resultados da sua estratégia na rede social. Nesse tipo de perfil, você pode acessar dados como alcance (número de contas únicas que viram seu post) e impressões (total de visualizações da postagem), entre outros. Para as marcas e influenciadores, essas são informações importantes para ajudar a entender melhor o comportamento dos seguidores. Da mesma forma, a dica também pode servir para quem deseja impulsionar seu perfil pessoal. Vale ressaltar que qualquer pessoa pode ter uma conta comercial no Instagram, basta alterar as configurações do app.

5. Fazem sorteios e parcerias

Uma das maneiras mais simples de ganhar seguidores no Instagram é fazendo sorteios que peçam o compartilhamento de posts ou uso de hashtags. Alguns influenciadores costumam fazer parcerias com outros usuários e colocam como uma das exigências para o sorteio que o participante siga ambos os perfis. Outras regras para validar a participação costumam pedir para marcar amigos ou compartilhar o post nos Stories, por exemplo.

Antes de fazer sorteios em seu perfil, vale ficar atento às regras. Desde o dia 13 de dezembro de 2018, é necessário pedir autorização ao Ministério da Fazenda do Brasil, junto com a documentação do responsável pela ação e o comprovante de pagamento de uma taxa de fiscalização. Até então, era necessário enviar a documentação para a Caixa Econômica Federal. Caso um formato de sorteio não gere o engajamento esperado, experimente alternar o prêmio, as redes integradas, o prazo ou as condições de participação.

6. Fazem anúncios patrocinados

Os anúncios patrocinados são postagens que aparecem no feed de notícias, na aba Explorar ou nos Stories, em formato de imagem ou de vídeo, fazendo propaganda do produto ou serviço de uma empresa. Famosos que são donos de alguma marca costumam promover posts para que eles apareçam para pessoas que buscam conteúdo semelhante àquele. Essa é uma forma de dar mais visibilidade ao produto.

Vale destacar que qualquer pessoa pode patrocinar suas publicações. Para isso, basta ter uma conta comercial e dinheiro para investir.

7. Fazem lives

As lives no Instagram são um jeito simples e rápido de se comunicar com seu público de qualquer lugar. O recurso permite fazer transmissões ao vivo, em vez gravar um vídeo para publicar depois. Dessa forma, a audiência pode acompanhar em tempo real o famoso em questão, além de interagir com comentários e reações. Atualmente, a rede social permite, inclusive, salvar e compartilhar as lives nos Stories depois de finalizá-las.

8. Comentam assuntos em alta

Comentar assuntos que estejam em alta no momento pode gerar cliques e likes de pessoas que compartilham as mesmas ideias que você. No caso de celebridades, assumir um posicionamento diante de um tema, como política, pode ser importante para atrair novos seguidores que apoiam a mesma opinião. Além disso, interagir com outros perfis, como por meio de comentários, é importante para mostrar que você é uma pessoa ativa na rede social.

9. Compartilham seus posts em outras redes sociais

A divulgação de uma rede em outra é importante para manter os seguidores por dentro de tudo que acontece em suas mídias. Uma boa forma de engajar o público é pedir pelo Facebook que comentem algo em sua última foto do Instagram, por exemplo. Avisar que terá conteúdo novo em outra rede também é uma maneira de incentivar que as pessoas acessem sua outra mídia social para conferir.

10. Postam Stories

O Instagram Stories é uma ferramenta que permite a publicação de fotos ou de vídeos de até 15 segundos. Essas postagens ficam disponíveis por apenas 24 horas e, quando atingido o tempo limite, são apagadas automaticamente. Justamente por esse motivo, a ferramenta é ótima para divulgar coisas do dia a dia que não costumam ir para o feed, algo que é muito comum entre os famosos.

Além disso, os Stories oferecem diversos recursos que ajudam no engajamento do público, o que pode melhorar também o alcance do seu perfil, entre elas estão adesivos de perguntas e enquetes e filtros de jogos para brincar com os seguidores.

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