Projeto Mecânica Básica para Mulheres completa 10 anos
,

Projeto Mecânica Básica para Mulheres completa 10 anos

Mais de 1000 mulheres já foram capacitadas pelo projeto

OProjeto de Extensão Mecânica Básica para Mulheres, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), completa 10 anos em 2020. A iniciativa busca levar conhecimento teórico e prático sobre mecânica básica de automóveis para o público feminino.

A ação começou pela demanda das alunas de Engenharia Florestal do Câmpus de Sinop. Teve início como uma oficina de estudos e devido ao aumento da demanda se transformou em Projeto de Extensão, para expandir as atividades à comunidade acadêmica.

Ao longo dos 10 anos o crescimento e popularidade da iniciativa foram aumentando significativamente e impactando a vida das participantes. “A maior conquista de todas é o empoderamento feminino, buscar a capacitação proporciona o sentimento de liberdade. Nós também incentivamos outras ideias que estão surgindo, mulheres vieram me perguntar sobre o projeto, elas querem desenvolver atividades parecidas”, conta a professora Mariana Peres de Lima Chaves e Carvalho, coordenadora do projeto.

Mecânica Básica para Mulheres ultrapassou os limites regionais, através das redes sociais consegue visibilidade nacional. “As nossas dicas serão compartilhadas em forma digital, para que o maior número de mulheres possa utilizar nossa rede de informações sobre mecânica”, afirma a docente. O ponto central é a produção de um e-book ou cartilha em formato digital para contar a história do projeto, além de conteúdos compartilhados através das mídias sócias.

Os posts e informativos serão realizados por discentes que farão oficinas temáticas digitais. Os temas serão abrangentes: Motores e Sistemas; Painel e funções gerais; Combustíveis e abastecimento: otimização de uso e custo/benefício; Manutenção Preventiva e Corretiva; Pneus: Calibragem e trocas, – Direção defensiva.

Homenagem para Naomi Parker

O grupo lança, no mês de agosto, uma campanha para homenagear Naomi Parker, que ficou conhecida como Rosie the Riveter. Rosie foi modelo para o cartaz com a famosa frase “We Can Do It!”, criada pelo artista gráfico J. Howard Miller, a serviço da empresa Westinghouse. A finalidade era levantar a moral dos seus trabalhadores, durante os esforços de guerra dos Estados Unidos. Na época o cartaz não tinha relação com o empoderamento feminino, mas hoje em dia “Rosie the Riveter” é tratada como um ícone nesse sentido.

A campanha celebra além dos 99 anos que Naomi Parker completaria em 2020, os 10 anos de Projeto e os mais de 2000 seguidores do Facebook. A coordenação e a equipe organizaram um sorteio pelo Instagram do projeto, que premia a vencedora com um Kit “foi lá e fez”, com ferramentas personalizadas.

Para mais informações acesse o Facebook e Instagram do projeto.

Fonte | Assessoria UFMT

Share this content:

Ver mais: