O Ministério da Saúde oferece consultoria gratuita e esclarece dúvidas de profissionais da saúde sobre o diagnóstico e tratamento do coronavírus no Brasil, por meio do telefone 0800 644 6543.
Para o atendimento, o profissional precisa ligar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 (horário de Brasília), e se cadastrar. As consultorias são respondidas por uma equipe de profissionais de diferentes especialidades, com experiência em Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica (APS/AB), disponibilizadas pelo Tessaúde do Rio Grande do Sul.
Outra forma de tirar dúvidas sobre o tema é por meio de tele consultoria voltada para o profissional da Atenção Primária da Rede Básica de Saúde. O acesso a essa ferramenta é feito por quem possui cadastro neste link . Os profissionais que ainda não são cadastrados podem criar um perfil ao preencher o formulário no site.
O servidor do Núcleo Técnico Científico do programa Telessaúde de Mato Grosso, Fábio José da Silva, incentiva os profissionais da saúde de Mato Grosso à utilizarem também essas ferramentas em caso de dúvidas ou para auxílio em alguma demanda de manejo clínico.
“Uma equipe de profissionais especialistas dá suporte a médicos e enfermeiros quanto ao quadro clínico do paciente, ajudam no diagnóstico e conduta clínica”, explica Fábio, que ainda destaca sobre a importância das teleconsultorias.
“Elas são atividades de apoio na perspectiva da educação permanente, ao ampliar a autonomia e a capacidade resolutiva de quem as solicita”, conclui.
Capacitação
No dia 31 de março, uma web aula voltada à temática COVID-19 está prevista para ocorrer para os profissionais da saúde.
Em Mato Grosso, o Núcleo Técnico Científico do programa Telessaúde já realizou duas web aulas. Na primeira, ocorrida em 13 de fevereiro de 2020, os profissionais discutiram sobre a fase de preparação estadual frente ao vírus.
No dia 17 de março, o encontro virtual debateu a abordagem médica da doença.
Fonte e Foto | SES-MTShare this content: