A ex-diretora da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis, Neiva de Cól, comandará a recém-criada Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Ela foi anunciada pelo Prefeito Zé Carlos do Pátio, na tarde desta sexta-feira (3), durante coletiva de imprensa no Palácio da Cidadania.
“É um nome da área, com experiência, extremamente qualificado e comprometido com o setor. Ela conhece como poucos o ambiente de formação, tecnologia e inovação, pois é servidora efetiva da Secretaria Estadual de Ciências, Tecnologia e Inovação e dirigiu a Escola Técnica Estadual de Rondonópolis”, comentou Zé Carlos do Pátio.
O prefeito explicou que a ideia de criar a pasta é para dar uma atenção especial para o fortalecimento das ações de estímulo e o fomento da área de ciência, tecnologia e inovação no município, que se firma cada vez mais como um polo educacional, contando agora com duas universidades públicas e diversas privadas, além de duas escolas técnicas.
“Rondonópolis é uma cidade polo, uma cidade que vem desenvolvendo muito e há uma necessidade de fortalecemos a ciência, a tecnologia e a inovação. O município vinha desenvolvendo esta área de forma descentralizada, com ações em várias secretárias. Então, agora, os departamentos e setores relacionados à questão da ciência e tecnologia passarão para a nova pasta, que vai organizar e desenvolver este trabalho. Vamos otimizar tudo num lugar só e avançar as políticas públicas nesse setor”, frisou Zé Carlos do Pátio.
Ele destacou que para estruturar a nova pasta irá aproveitar os setores de outras secretarias que têm ligação com a área da ciência, tecnologia e inovação. “Não haverá inchamento da máquina. Vamos aproveitar a estrutura de outras pastas. Reunimos hoje aqui na prefeitura todos os secretários que têm departamentos ligados a esta área para passar à nova pasta”, comentou.
Citou, como exemplo, o cursinho preparatório do Enem Zumbi dos Palmares, vinculado à Educação; assim como a organização da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (Feciti), que ficava com o Desenvolvimento Econômico; a coordenação dos cursos de qualificação e capacitação profissional que estava com a Promoção e Assistência Social; e a execução do projeto de construção do prédio da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), que estava a cargo da Habitação.
Terezinha agradeceu a confiança do prefeito e afirmou que pretende “dar continuidade aos projetos que já vinham sendo desenvolvidos pelo município, através de outras pastas. Entendo que a proposta do prefeito nesse momento com a criação da Secretaria é dar uma atenção especial a esta área. Agora, vamos tomar pé da situação…e unir forças com os demais setores da administração para alavancar, melhorar, ampliar e desenvolver este setor no município”.
Fonte | AssessoriaShare this content: