Obras literárias que destacam a representatividade das pessoas com deficiência serão distribuídas gratuitamente a escolas da rede municipal
Conviver para Conhecer, uma coleção de livros infantis que apresenta a inclusão social de maneira lúdica, estará em Rondonópolis no início de dezembro, quarta e última cidade mato-grossense atendida pelo projeto. Além da distribuição gratuita da coletânea para escolas públicas, o projeto contempla uma oficina sobre a arte de contar histórias para cerca de 100 professores municipais no próximo dia 04. A proposta é capacitar os educadores para uma narrativa mais criativa, que preserva os contos clássicos e difunde a representatividade das pessoas com deficiência no ambiente escolar.
As ações foram alinhadas em conjunto com a Secretaria de Educação de Rondonópolis, a fim de proporcionar uma maior abrangência à iniciativa literária, já que os docentes serão multiplicadores da coleção, que também engloba a importância da leitura. Conviver para Conhecer é um dos poucos materiais didáticos do Brasil que destaca a realidade dos deficientes e os coloca como protagonistas, conteúdo que vai ao encontro da diversidade presente diariamente nas escolas.
“Esperamos que a partir do projeto Conviver para Conhecer toda a rede municipal consiga fazer uma reflexão sobre a prática pedagógica nas escolas, de maneira que busque elaborar propostas de trabalho pautadas no respeito e no convívio com as diferenças, preparando todas as crianças para uma sociedade mais justa e solidária, contrária a todo tipo de discriminação”, diz Neuzeli Fuza, Gerente do Departamento de Gestão de Educação Especial de Rondonópolis. Hoje, há cerca de 350 crianças com deficiência na rede municipal de ensino e mais de 150 estudantes de pedagogia e/ou psicologia que atuam como monitores, para auxiliar esse público no contexto escolar.
Os quatro livros, de autoria da pedagoga especialista em educação bilíngue Kathia Vieira e ilustrações de Érika Pozetti, apresentam uma garota surda (Lara Sol, a menina extraordinária), uma cega (Ester, a bailarina), um menino cadeirante (Pedro Valente, o caçador de palavras) e outro com síndrome de down (Davi, o menino trapezista). O livro ‘O Resgate do Reino do Faz de Conta’ é voltado para os educadores e a coleção ficará nas bibliotecas das unidades atendidas.
Todas as obras dialogam com os contos clássicos, resgatando a importância da narrativa e contação de histórias, proposta educativa, cultural e social que contribui para a formação das crianças, desperta atenção, raciocínio, senso crítico, imaginação, valores humanos e outros benefícios. O projeto esteve inicialmente em Várzea Grande e passou por Lucas do Rio Verde e Cuiabá. Em breve, serão disponibilizados os audiolivros da coleção na Google Play e App Store, e também no site www.renovarte.art.br na sessão Aplicativos.
Conviver para Conhecer é realizado pelo Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania. As ações no estado de Mato Grosso são patrocinadas pela CNH Industrial por meio da Case IH e do Banco CNH Industrial. A coleção é uma produção da Renovarte Produções Culturais, em parceria com a Núcleo Cultural e as Secretarias de Educação de Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Várzea Grande e Cuiabá.
Serviço:
Oficina – Conviver para Conhecer em Rondonópolis
Data: 04 de dezembro
Local: Secretaria Municipal de Educação – Rua Rio Branco, 1260 – Bairro Santa Marta – Rondonópolis/MT
Horários: 13h30 as 17h
Realização: Governo Federal | Lei de Incentivo à Cultura | Ministério da Cidadania
Patrocínio: CNH Industrial | Case IH | Banco CNH Industrial
Produção: Renovarte Produções Culturais
Parceria: Núcleo Cultural e Secretarias de Educação de Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Várzea Grande e Cuiabá
Fonte | Assessoria
Share this content: