O Centro de Atendimento Empresarial (CAE) encerrou o primeiro trimestre deste ano com a liberação de cerca de 400 mil reais em crédito para microempreendedores individuais (MEIs). Foram 27 propostas aprovadas no trimestre, em sua maioria em busca de capital de giro para investir na empresa. No total foram protocolados 68 pedidos de financiamentos nesse período.
O gerente do departamento de Fomento de Micros, Pequenas e Médias Empresas do município, Jarmes de Sousa Freitas, afirmou que a maioria dos empreendedores que buscam o microcrédito optam pelo capital de giro para manter as contas em dia ou até para pagar o funcionário, visto que em geral as empresas estão no primeiro ano de funcionamento.
“O capital de giro para muitos representa a sobrevivência no mercado. Após o pagamento do crédito, nós acompanhamos os empreendedores e direcionamos para tomar as melhores decisões”, comentou. Muitos também utilizam do recurso de capital de giro para comprar matéria prima e conseguir negociar melhor os preços.
Em 2018, agência de fomento por meio do CAE de Rondonópolis liberou cerca de R$ 850 mil de microcrédito para 87 projetos aprovados dos 107 que foram apresentados. Os números são destaque em Mato Grosso, que possui 75 CAEs, de acordo com Jarmes Freitas. Ele disse que Rondonópolis é um dos únicos municípios do Estado que têm conseguido aprovação das propostas.
O microcrédito é um dos principais benefícios oferecidos pelo CAE na Prefeitura de Rondonópolis que também faz abertura de novas empresas por meio de MEIs. De janeiro a março deste ano foram formalizados cerca de 420 novos negócios na cidade, tirando trabalhadores e profissionais que atuavam na informalidade e deixavam de contribuir para o desenvolvimento da cidade. Nesse mesmo período foram cerca de 3.500 atendimentos em geral.
Nova parceria
Há pouco mais de um mês, o CAE tem um novo parceiro financiador para pequenos empreendedores. Os projetos que chegam no CAE são apresentados para a equipe do Sicoob que também está liberando microcrédito e facilitando abertura de contas jurídicas para quem for encaminhado pela agência de fomento na Prefeitura.
Fonte | Assessoria
Share this content: