Autora de seis livros de receita ensina o passo a passo para fazer uma batata doce frita sequinha, crocante e com páprica.
Poucas coisas do mundo se igualam ao sabor de uma boa batata frita. Para muitos, a batata doce é ainda mais irresistível.
Você vai encontrar centenas de receitas de batata doce frita. Mas, uma em particular, ganhou o coração dos ingleses: a batata doce frita de Felicity Cloake, escritora especializada em comidas e bebidas e autora de seis livros de receita.
Ao The Guardian UK, Cloake ensinou como fazer a perfeita batata doce, sequinha e macia por dentro, com uma crosta crocante temperada com páprica. A receita também é ideal para quem não quer perder tempo: o preparo leva apenas 15 minutos. Vamos à receita?
Batata doce frita perfeita
Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de cozimento: 15 minutos
Serve de 4 a 6 pessoas
Ingredientes:
- 2 batatas doces grandes
- 2 colheres de sopa rasas de sal
- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
- 100 gramas de farinha de milho
- 1 colher de sopa de páprica defumada picante (opcional)
- 100 gramas de farinha de fubá ou polenta (opicional)
- 750ml de óleo para fritar
Modo de preparo: descasque as batatas e corte-as em forma de palito com cerca de 2 centímetros de espessura. Lave-as muito bem em água fria.
Coloque 2 litros de água em um panela grande, adicione o sal e espere ferver. Adicione o bicarbonato e as fatias de batata. Cozinhe elas por cerca de cinco minutos, até ficar macia por fora, mas ainda dura no centro. Seque bem.
Misture a farinha de milho com 120 ml de água fria e com a páprica até criar uma pastinha. Adicione as batatas e mexa com cuidado para elas não se quebrarem.
Espalhe o fubá, se estiver usando, em um prato e, em seguida, passe levemente nas fatias. Coloque o óleo em uma frigideira grande e esquente até cerca de 180C.
Frite as batatas em pequenas quantidades até ficarem douradas e crocantes. Se usar páprica, será mais difícil de identificar, então faça um teste com um pedaço. Vire-as para fritar completamente e retire. Repita com as batatas restantes, certificando-se que a temperatura de cozimento não fique muito alta. Tempere a gosto e sirva. Voilà!
Fonte | Huffpost Brasil
Share this content: