Os atendimentos de equoterapia aos alunos da rede municipal de ensino de Primavera do Leste foram retomados, num trabalho conjunto da equipe do Núcleo Multidisciplinar da Educação Inclusiva, Namei, e a Secretaria Municipal de Educação e Esporte. O projeto também tem como apoiador o Centro de Tradições Gaúchas, CTG, Querência Distante, que cedeu um espaço amplo e confortável para os atendimentos.
Segundo o secretário Jonaldo Teixeira, o retorno foi comemorado com um encontro de integração entre pacientes, famílias e equipe, para apresentação dos profissionais, que atenderão os alunos e as novas instalações do projeto. “Continuar com esse trabalho importante foi algo muito emocionante para os envolvidos e beneficiados, já que essa prática tem uma grande importância e cada vez mais tem ganhado reconhecimento. A utilização da equoterapia tem crescido cada dia mais no mundo, porque é um tratamento terapêutico e educacional, que tem resultados incríveis nas abordagens interdisciplinares nas áreas de educação e saúde”.
Esse procedimento que tem ganhado reconhecimento em diversos países funciona como um método terapêutico que utiliza cavalos como uma ponte de comunicação e desenvolvimento. De acordo com o secretário de Educação, a equoterapia é realizada por uma equipe multidisciplinar, que possibilita ao paciente atingir benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais.
Para o prefeito Léo Bortolin, essa prática é uma grande aliada no processo de reabilitação das crianças, além de ser uma grande ferramenta no desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais. Ele tem um olhar diferenciado para o problema de crianças especiais e vai, junto com os setores competentes, disponibilizar as opções de tratamento disponíveis na rede pública, como também buscar parcerias com a iniciativa privada, governo do Estado, organismos federais, que possam facilitar o atendimento e melhorar a qualidade de vida dessas crianças. “Na nossa gestão o poder público não vai maquiar o problema, vamos discutir, entender e encontrar solução”.
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