General Mills cria programa para acelerar desenvolvimento de empreendedores negros do mercado de alimentos

General Mills cria programa para acelerar desenvolvimento de empreendedores negros do mercado de alimentos

Em parceria com o Fundo Baobá para Equidade Racial, projeto envolverá mentorias e planos de negócios para impulsionar empresas do ramo alimentício fundadas e geridas por negros, e terá investimento de cerca de R$ 550 mil Para fortalecer a sua jornada de diversidade e inclusão étnico-racial no Brasil, a General Mills, empresa multinacional de alimentos, dona de marcas como Yoki, Kitano e Häagen-Dazs, anuncia investimento de cerca de R$ 550 mil para um projeto de desenvolvimento de empreendedores(as) negros(as) do mercado de alimentos na Região Metropolitana do Recife. Como parceiro da iniciativa está o Fundo Baobá para Equidade Racial, primeiro e único fundo dedicado exclusivamente à promoção da equidade racial para a população negra no Brasil.
edital do projeto “Negros, Negócios e Alimentação”, lançado hoje (18), tem como objetivo promover a ampliação das capacidades de planejar, gerir, inovar, ampliar ou estabelecer uma infraestrutura mínima para sustentabilidade dos negócios de empreendedores e empreendedoras negros(as), além de contribuir com a recuperação econômica daqueles que foram afetados pela crise agravada pela pandemia de Covid-19. Podem participar microempresas, microempresas individuais e empresas de pequeno porte que atuam no ramo alimentício, como restaurantes, bares, cafeterias, docerias, etc. As inscrições, que selecionarão doze empreendedores(as) para receber um aporte financeiro de R$ 30 mil reais para cada um dos escolhidos, iniciam hoje e vão até 15 de dezembro. Além do apoio financeiro para acelerar o crescimento dos participantes, o Fundo Baobá e a General Mills promoverão um programa de capacitação técnica para orientar que cada pequeno negócio se desenvolva e supere desafios. Os interessados devem preencher um formulário eletrônico disponível exclusivamente neste link. O processo de seleção contará com três etapas eliminatórias e o resultado final será divulgado no dia 18 de fevereiro de 2022, no site oficial do Fundo Baobá. Os escolhidos terão nove meses para executar os seus projetos e apresentar a prestação de contas ao final do período. “Nosso objetivo é criar condições para que os empreendedores escolhidos conheçam a fundo os seus negócios e as suas capacidades a fim de gerar um impacto positivo em toda a comunidade, a partir da expansão dos seus empreendimentos e para que sejam, num futuro próximo, geradores de novos empregos por meio da ampliação de serviços, aumento das vendas e crescimento de antigas e novas relações de negócios”, reforça Patrícia Zebele, gerente de Relações Externas da General Mills Brasil. O projeto iniciará na Região Metropolitana do Recife com possibilidade de expansão futura para outras localidades do país. No último ano, a General Mills assumiu publicamente o compromisso de ser um instrumento importante de mudança, reforçando um quarto pilar em suas prioridades sociais: avançar e promover iniciativas para equidade racial. Neste sentido, a empresa se uniu a outras representantes do setor de bens de consumo na assinatura do “Compromisso Público pela Equidade Racial”. O movimento busca usar o potencial das estruturas das empresas e marcas para acelerar mudanças efetivas em parceria com organizações e especialistas com conhecimento legítimo da causa, avançando em debates e, principalmente, em iniciativas práticas. Por meio de ações afirmativas que visam impactar o futuro e por meio de políticas a serem executadas no tempo presente, o movimento objetiva ainda criar oportunidades para o surgimento de lideranças negras e mais geração de renda e empregos. Nos Estados Unidos, a empresa também assumiu o compromisso de dobrar o número de negros ocupando cargos de gerência e os gastos com fornecedores negros ou que façam parte de minorias, além de aumentar em 25% a representatividade de minorias internamente. No Brasil, além do MOVER (Movimento pela Equidade Racial), a companhia ainda definiu metas específicas para contratação e promoção de profissionais negros até 2025, para gerar diversidade também em cargos estratégicos. Segundo o Fundo Baobá, o ramo alimentício está entre as 10 áreas de maior presença no mercado entre as pessoas negras que empreendem, porém, com a crise econômica agravada pela pandemia de Covid-19, muitos pontos de venda fixos foram impactados negativamente, em especial, os negócios cujos donos eram mulheres. Para o projeto, serão priorizadas propostas que envolvam negócios fundados e geridos por negros situados em Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe, cidades que concentram 90% dos negócios do setor. “O edital Negros, Negócios e Alimentação – Recife e Região Metropolitana, é uma oportunidade para fortalecer as estratégias de resiliência colocadas em prática por empreendedores(as) negros(as). Uma oportunidade para contribuir na recuperação ou aceleração de seus negócios e na ampliação de suas capacidades de planejar e fazer gestão, manter a saúde financeira, divulgar e estabelecer uma infraestrutura mínima para sustentabilidade do seu negócio; ampliar, inovar, qualificar a rede de fornecedores. Sabemos como o racismo opera e sabemos como ele se manifesta entre as pessoas que empreendem. Por isso acreditamos no potencial de transformação de mais esta iniciativa em prol da equidade racial para a população negra”, afirma Fernanda Lopes, diretora de Programa do Fundo Baobá. Serviço Período de inscrições: de 18/11 a 15/12 Link para inscrições Público-alvo: empreendedores(as) negros(as) do mercado de alimentos de consumo imediato da Região Metropolitana do Recife com registro formal até 2019 Sobre a General Mills A General Mills é uma empresa líder global em alimentos e trabalha “fazendo os alimentos que o mundo ama”. Suas marcas globais incluem Cheerios, Annie’s, Yoplait, Nature Valley, Häagen-Dazs, Betty Crocker, Pillsbury, Old El Paso, Wanchai Ferry, Yoki, Blue e muitas outras. Com sede em Minneapolis, Minnesota, EUA, a companhia chegou ao Brasil em 1997, quando iniciou as vendas do sorvete premium Häagen-Dazs. Em 2012, adquiriu o Grupo Yoki Alimentos, conquistando um novo modelo de negócios e tornando-se proprietária das marcas Yoki, Kitano e Mais Vita, reconhecidas pelos brasileiros há décadas.

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